Matheus de Lara
Alunos das escolas municipais, estaduais e também dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), voltam as aulas no dia 6 de fevereiro, e os professores da rede municipal retornam semana que vem, para estudo e planejamento das estratégias pedagógicas que serão empregadas durante o novo ano letivo.
Castro tem 20 escolas municipais e a reportagem do Página Um News conversou com a diretora da Escola Municipal Doutor Vicente Machado, Charlene Flugel. Segundo ela, as expectativas em relação ao retorno do ano letivo são as melhores. “Sempre temos que pensar positivo, tivemos grandes avanços no ano passado na recuperação de aprendizagem das crianças devido aos últimos anos de pandemia. Estamos preparados, já tivemos muitas formações durante o ano passado e os nossos professores estão mais focados na recuperação dessas crianças”, disse Charlene.
No Vicente, estão matriculados 580 alunos, 250 alunos no período matutino e 330 no horário da tarde. A diretora disse que as matrículas para os novos alunos ainda não se encerraram. “Durante o ano ainda aceitamos matrículas principalmente de transferências de novos alunos vindo de outras escolas e de cidades”, argumenta Charlene.
CMEI
Em Castro, são 13 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Para a diretora, do CMEI Despertar para o Mundo, Roseli Aparecida Pereira, que atende crianças entre quatro meses a três anos, a expectativa para o início dos trabalhos é de que será um ano de muito serviço. Ela conta que o aumento no número de alunos foi significativo em relação ao ano passado. Atualmente a creche tem capacidade para 110 a 120 alunos de forma integral. “Talvez, devido a pandemia, ano passado ainda havia pais com pouco de receio em mandar seus filhos. Mas, graças a Deus estamos voltando ao normal. As matrículas de primeira e segunda chamada, se encerraram no ano passado, porém há possibilidade de novas matrículas conforme organização interna”, comenta Roseli.
O aumento na procura pode ser notado pela fila de espera que existe atualmente no município. “Há um número significativo de crianças. Esse número é atualizado até os dias 10 de cada mês, por isso temos que aguardar. Durante o ano, conforme transferências e ou desistências, vão sendo abertas e disponibilizadas as vagas às famílias. Há um cadastro reserva na Secretaria de Educação, que vão sendo chamados conforme disponibilidade de vaga”, explica Roseli.
Estadual
A rede estadual de ensino também se prepara para receber os mais de 60 mil alunos matriculados na área de atuação do Núcleo Regional em Ponta Grossa (NRE), incluindo Castro. A chefe do NRE, Luciana Aquiles Sleutjes, disse que ainda não é possível quantificar o número de alunos no município, porque o processo de matrícula e rematrícula ainda não foi finalizado, mas adiantou que o Estado está investindo em melhorias para todas as escolas da rede estadual. “As escolas, colégios, estão recebendo conjuntos escolares novos, mesas e cadeiras, mas também estão sendo entregues novos mobiliários e computadores. São mais de 1600 desktops, Chromebooks são mais de 750 unidades, além de kits de Robótica para mais de 80 instituições da nossa região”, relata. Luciana disse ainda que todo este investimento é para que se tenha um início de ano letivo com às instituições adequadas e equipadas, para que “assim possamos receber da melhor forma nossos estudantes, e somente com os novos desktops. O investimento em nosso NRE chega a quase 6 milhões de reais”.
Para esse ano, a chefe do núcleo destaca que a expectativa para o início do ano letivo é a melhor possível. “Já passamos por muitos desafios nos últimos anos, e superamos todos. Tudo o que passamos fortaleceu ainda mais a nossa rede de ensino. Para nossos docentes, funcionários e equipes diretivas das escolas foi um período de muito aprendizado, e para os estudantes um momento de mudança e de muito crescimento. Para este ano, trabalharemos muito para avançar na educação de nossos estudantes, e com o apoio de todo o investimento que o Estado do Paraná tem feito para melhorar a estrutura de nossas escolas, com o comprometimento e engajamento de nossas equipes, e com a dedicação e envolvimento de nossos estudantes, trabalharemos para manter a educação do Paraná como a melhor do Brasil”, completa Luciana.
Luciana lembra que a grande novidade para esse ano são as aulas de robótica para o 2° ano do Ensino Médio, como também, a plataforma de leitura. “Ao longo de todo ano temos acompanhamento pedagógico e formação continuada dos professores de modo a dar todo atendimento e respaldo aos nossos docentes, para que desta maneira, eles possam cada vez mais trabalhar com aulas que façam sentido no aprendizado de nossos estudantes”, afirma.
Foto: Divulgação