(ASSISTA AO VÍDEO) Fazenda Capão Alto recebe Comitiva Paulista que percorre 1,7 mil quilômetros no lombo de mulas

(ASSISTA AO VÍDEO) Fazenda Capão Alto recebe Comitiva Paulista que percorre 1,7 mil quilômetros no lombo de mulas

Emerson Teixeira

*Especial Página Um News*

Resgatar a tradição e reviver os tempos do Caminho dos Tropeiros, percurso histórico que teve papel importante no desenvolvimento do Brasil e, principalmente, dos Campos Gerais. Essa oportunidade esteve disponível aos visitantes da Fazenda Capão Alto na tarde desta terça-feira (25), que recebeu a Comitiva Paulista, que percorre no lombo de mulas o trajeto de 1,7 mil quilômetros de Cruz Alta (RS) a Sorocaba (SP), viagem com previsão de duração de 70 dias.

De acordo com o administrador da Fazenda Capão Alto, Andersen do Espírito Santo, a previsão da chegada da comitiva é para após o almoço. “Estão previstas para as 14 e às 16 horas a realização de rodas de canções e conversas com os tropeiros, eles passam a noite na Fazenda e amanhã seguem viagem”, explica. Andersen ressalta que os interessados em conhecerem os viajantes, as mulas, podem visitar a fazenda em outros horários. “Quem tiver interesse em conversar com os tropeiros, ir até lá, está convidado, é gratuita a visitação” anunciou o proprietário da Fazenda, Koob Petter.

A Comitiva Paulista chegou a Castro no final da tarde desta segunda-feira (24) e visitaram o Museu do Tropeiro e percorrem as ruas da cidade até o Parque Dário Macedo onde passaram a noite. Pela manhã eles seguiram até a Fazenda Capão Alto, um dos cartões postais de Castro e símbolo da tradição tropeira.

Viagem

Após o pernoite na Fazenda Capão a comitiva segue viagem com destino o município de Piraí do Sul e a parada dos tropeiros será no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, padroeira da Rota dos Tropeiros e Portal da Rota do Rosário. A devoção ao título de Nossa Senhora das Brotas nasceu em 1808 com São Frei Galvão em uma de suas visitações ao Sul do Brasil. Onde hoje fica o Santuário, no período das tropas o local era parada para o descanso físico e espiritual dos tropeiros. Foram eles que pelo rastro das tropas levaram este título mariano aos mais distantes rincões.

Carambeí

No domingo (23) a Comitiva Paulista passou por Carambeí onde foi recepcionada por amantes da tradição e pela prefeita Elisangela Pedroso. “Tivemos o privilégio de receber em Carambeí a Comitiva Paulista. Um grupo de amigos que estão percorrendo 1.700 km em cima de mulas, percorrendo quatro estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná até chegar a São Paulo, levando a tradição do tropeirismo”, declarou a prefeita.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!