Da Redação
Castro – O Assentamento Maria Rosa do Contestado, localizado em Castro, recebeu, na quinta-feira (17), um trator Budny em cerimônia marcada pela reflexão e celebração. A entrega do veículo aconteceu em data simbólica para o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que associa o mês de abril ao ‘Abril Vermelho’, em memória ao massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996.
Rosane Mainardes, integrante do MST em Castro, destacou a importância da conquista, ressaltando o apoio da Prefeitura de Castro na viabilização da emenda parlamentar que destinou o trator ao assentamento. “É muito gratificante ver essa conquista, que vai melhorar tanto a quantidade, quanto a qualidade da nossa produção. Hoje temos um contrato com a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais Maria do Contestado (Coofram), que nos permite fornecer alimentos para a merenda escolar do nosso município”, afirmou Rosane.
O deputado federal Tadeu Veneri, responsável pela emenda parlamentar que possibilitou a aquisição do trator, também comentou sobre o impacto da iniciativa. Em um vídeo gravado na cidade de Goioxim, ele destacou que “é um pequeno passo que será importante para a produção e mais alimento para o Paraná e Brasil. Dinheiro público só volta para aqueles que de fato merecem”.
A solenidade contou ainda com a presença de representantes da Prefeitura de Castro, incluindo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Reinaldo Cardoso Filho (Reinaldinho), que participou ativamente do evento, além do deputado estadual Professor Lemos.