APAE comemora data com os pequenos

APAE comemora data com os pequenos

Luana Dias
Especial Página Um News

Profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Castro iniciaram as comemorações do dia das crianças, em um evento especial realizado na quarta-feira (7), com seus alunos da Educação Infantil. Visto que os alunos não estão frequentando as aulas desde o mês de março, por conta da pandemia do coronavírus, a ideia foi diminuir o distanciamento entre eles, professores e o ambiente escolar, além de não deixar a data passar em branco.
Porém, como ainda não é possível fazer aglomerações, a festa teve que ser adaptada. Desta vez não deu para fazer as brincadeiras, apresentações e outras atividades que antes faziam parte das comemorações desta data, mas a diversão e o afeto para com os pequenos esteve presente como sempre.
De acordo com a diretora da APAE, Maria Alice Bourguignon, mais da metade das 113 crianças matriculadas no Ensino Fundamental da Associação, esteve presente no evento. Os alunos foram todos acompanhados pelos pais. Além de ganharem kits com doces, as crianças também puderam rever seus professores, já que todos os que trabalham na unidade participaram da programação; visitaram suas salas de aula, para matar a saudade e, ainda pousaram para divertidas fotos. Para tornar a data mais especial e colorida para os pequenos, os profissionais também ornamentaram a escola e se vestiram de palhaço. “As crianças estão em casa desde o início da pandemia, mas o dia delas está chegando, e como todo ano fazemos uma festa com todos os grupos, esse ano não podíamos deixar a data passar despercebida, porém, não pudemos fazer igual aos anos anteriores. Para evitar aglomeração, cada professor veio em um horário. Aqui na escola eles receberam os doces, e percorreram um trajeto, que preparamos para todos. Passaram pela sala de aula, tiravam fotos, em seguida recebiam algodão-doce, e, enquanto isso seus pais recebiam um kit com produtos de hortifrúti, enviado pela prefeitura”, destacou ela.
Segundo explicou a diretora, a programação com cada turma foi rápida e durante todo o evento foram seguidos os protocolos de segurança, instituídos pela pandemia. “Nós tomamos todos os cuidados, e enviamos orientação a todos antes do evento. Por exemplo, os alunos entravam por uma porta e saiam pela outra, orientamos para que apenas uma pessoa da família acompanhasse a criança, e todos tinham que usar máscara o tempo todo”, ressaltou Maria Alice, relatando também que o encontro foi pura emoção, tanto para os convidados, como para os organizadores. “Foi bem emocionante, eles estavam ansiosos, por já estarem há tanto tempo só em casa, e muitos não compreendem bem as restrições desse momento. As crianças ficaram muito felizes por poder reencontrar os professores e ter contato novamente com esse ambiente escolar, mas nós também estávamos cheias de expectativas”.
Conforme explicou a diretora, depois do feriado, de segunda-feira (12), será a vez dos demais alunos celebrarem a data. Atualmente a APAE de Castro tem 70 alunos, jovens e adultos, matriculados, e que frequentam a entidade para os cuidados do setor social.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!