Alunos já podem participar das escolinhas esportivas de Castro

Alunos já podem participar das escolinhas esportivas de Castro

Matheus de Lara

As escolinhas esportivas divulgadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SMEJ), iniciaram nesta segunda-feira (13), mas ainda recebem inscrições. Abertas para qualquer criança e adolescente que estude na rede municipal, estadual ou particular de Castro, as modalidades disponíveis são atletismo, futsal, futebol society, handebol, ginástica, capoeira, voleibol, basquete e judô. As inscrições acontecem diretamente com o professor de cada modalidade que o participante escolheu.

O coordenador das escolinhas e treinamentos, Vinicius Carneiro, disse estar otimista para 2023, principalmente com o aumento das participações nas escolinhas de iniciação. “Após a pandemia muitos pais ficaram receosos de mandarem seus filhos, devido ao risco que corríamos antes das vacinações, e com isso criou-se um hiato para algumas gerações no seu desenvolvimento, mas esse ano estamos otimistas nas participações”.

Sobre os estudantes das várias escolas que queiram das escolinhas, Vinicius acredita que a prática esportiva para crianças e jovens é uma ferramenta de auxílio cognitivo e de bem estar físico no processo de formação do cidadão em sua forma plena. “Além disso, confiamos cegamente que esporte e sua prática propõem aos jovens elementos como a disciplina, o respeito, ética, complementação da educação, melhora no desempenho escolar, entre outros, valores fundamentais na formação de futuros cidadãos de bem. A prática da atividade física, desde cedo, pode cooperar com futuras gerações mais saudáveis no futuro”.

Escolinhas

Na pista de atletismo da Vila Rio Branco, ocorre a escolinha de atletismo, no período da manhã e tarde de segunda, quarta e sexta-feira, para participantes de 7 a 12 anos. Na terça, quinta e sábado, em duas turmas, para adolescente entre 13 a 15 anos.

Outra modalidade é o judô. O projeto Leões do Tatame iniciado em 2017, oferta aulas de judô gratuito para as crianças. Em 2022, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a modalidade chegou aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Por outro lado, também estão sendo ofertadas nesse ano de forma gratuita, 240 vagas, através da SMEJ. As inscrições acontecem até 1º de março pelo site acs.judo.com.br, para candidatos que nasceram entre 2011 e 2016, da rede pública de ensino. As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, em dois períodos, sendo duas turmas de manhã e a tarde, no Ginásio de Esportes Epaminondas Xanda Nocera, na Vila Rio Branco.

O futsal vai acontecer no Ginásio de Esportes Flávio Zanon, às terças e quintas-feiras de manhã, a partir das 8 horas, o futsal feminino sub 14; às 9h15, o masculino sub 14 e às 10h45 o masculino sub 16. A mesma modalidade também vai acontecer no Ginásio Gerson Torres para meninos de 13 a 17 anos, nas terças e quintas-feiras. O futebol society vai ocorrer na Prainha, e será a partir das 13h15, sempre nas terças e quintas para misto sub 12. Já a escolinha de handebol vai acontecer no Ginásio de Esportes Xanda Nocera. Candidatos de 8 a 12 anos podem participar da modalidade nas terças e quintas. Já segunda, quarta e sexta, no período da tarde, no Ginásio de Esportes Wilson Shoembaekcler, as aulas acontecem para participantes de 8 a 13 anos.

Outro esporte é a ginástica voltada para o público feminino. A modalidade está disponível no Ginásio de Esportes Gerson Torres, e ocorre na manhã de quarta e sexta-feira, para público de 5 a 12 anos; segunda e quarta-feira à tarde para nível de iniciação, e após às 15 horas voltada ao público de nível intermediário. Na sexta-feira, a partir das 14 horas, também para o nível intermediário. Outra modalidade é a Capoeira para os meninos de 8 a 14 anos, que acontece no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco, na manhã das terças e quintas-feiras.

O voleibol também é mais um esporte oferecido. A escolinha vai acontecer nas terças e quintas-feiras no período da tarde, para interessados entre 8 a 14 anos, no Ginásio de Esportes Xanda Nocera. O Ginásio Pagnaco também vai receber a modalidade, nas segundas e quartas-feiras, pela manhã, para os participantes entre 10 e 15 anos, e nas terças e quintas-feiras, à tarde, para a mesma faixa etária.

O basquete sub 12 masculino também estará presente nas escolinhas esportivas. Nascidos entre 2011 e 2013, podem participar no Ginásio de Esportes Douglas Pereira, nas terças e quintas-feiras, pela manhã, e segundas e quartas-feiras no período da tarde. Em relação ao sub 11 feminino de basquete, as aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, no período da manhã e tarde, para quem nasceu entre 2012 a 2014.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!