Agentes da Cadeia Pública de Castro recebem treinamento para combater incêndio

Agentes da Cadeia Pública de Castro recebem treinamento para combater incêndio

Luana Dias

A Cadeia Pública de Castro, que recentemente foi certificada pelo Corpo de Bombeiros, agora também tem agentes de monitoramento treinados para combater incêndios e situações análogas. Os treinamentos práticos foram ministrados pelo coordenador estadual do Setor de Incêndios (SCI), Alessandro Cidade, no sábado (22) e no domingo (23). Em cada um dos dias um grupo diferente de servidores recebeu o treinamento, de adesão voluntária, e que incluiu todos os agentes da unidade.

De acordo com o diretor da Cadeia, Elerson de Lima, a iniciativa é relevante não apenas pela necessidade de proteção de quem trabalha ou está encarcerado na unidade, em caso de incidentes, como pela localização da unidade. “É muito importante que todos tenham uma noção básica de combate de incêndio. Pois estamos falando de vidas, seja dos ressocializandos, seja dos agentes de monitoramento. Também deve ser levado em conta que a Cadeia Pública fica em uma área central da cidade de Castro, então temos que tomar todas as medidas necessárias para evitar qualquer problema que possa ocorrer para a sociedade castrense”, destacou.

O instrutor, Alessandro Cidade, conversou com a reportagem e explicou que a ação também integra a etapa de desenvolvimento pela qual cadeias públicas, administradas pelo Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), estão passando. “O Departamento Penitenciário tem se desenvolvido em todas as áreas. Não podia faltar a área de segurança e prevenção contra incêndios. Por exemplo, foi feita licitação e comprados extintores para cem por cento das cadeias públicas de gestão Deppen, foram realizados 1.800 treinamentos de brigadistas de incêndio, e nós temos tido todo apoio do Deppen, dos gestores, diretores, e de todos os coordenadores regionais, de todas as regiões do Estado. Temos envolvimento pleno com a direção do departamento para que haja segurança dos servidores, tanto dos estatutários como dos terceirizados, e das pessoas privadas de liberdade que estão sob a nossa responsabilidade. Não trabalhamos sozinhos, somos um departamento inteiro, mas eu tenho muito orgulho de ter sido escolhido para ser precursor dessa obra”, ressaltou.

À direita Alessandro Cidade, instrutor e coordenador estadual do Setor de Incêndios, e à direita Elerson de Lima, diretor da Cadeia Pública de Castro

Certificado de Licenciamento

A Cadeia Pública de Castro é uma das três no Estado que conquistaram o Certificado de Licenciamento, emitido pelo Corpo de Bombeiros. A emissão, conforme explicou Elerson, depende de a unidade atender a uma série de requisitos, relacionados à segurança, em diferentes aspectos. “Pela primeira vez na história da Cadeia Pública de Castro foi conseguido aprovar o certificado do Corpo de Bombeiros após inspeção, e um dos critérios para que isso acontecesse era o curso de brigadista para os agentes. Me sinto muito feliz por estar conseguindo trazer muitas benfeitorias para essa unidade. Quando realizamos coisas boas por onde passamos, a vida se encarrega de trazer outras melhores ainda”, finalizou o diretor da unidade.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!