Tigre conquista o tetra no Paranaense

Tigre conquista o tetra no Paranaense

*Matheus de Lara

O Caramuru Vôlei derrotou o Araucária e sagrou-se Campeão Paranaense na terça-feira (22). O tigre venceu por três sets a zero, com parciais de 24/26, 14/25 e 20/25. Com o título conquistado na casa dos adversários, a equipe castrense ganhou o quarto paranaense em cinco anos.

O técnico do Caramuru, Fábio Sampaio, destacou as conquistas do projeto nos últimos anos. Além dos quatro títulos paranaenses e um vice, durante esse período, o Tigre também conquistou uma Superliga B e participa pela quinta vez da Superliga, a elite do voleibol brasileiro. “É extremamente importante para um clube tão jovem como o Caramuru, que é uma marca consolidada e respeitada no Paraná, agora é isso que vamos buscar no cenário nacional em médio ou longo prazo”, diz Fábio.

O Araucária começou bem a partida e comandou o placar por boa parte do primeiro set, chegando a abrir 24 a 21, mas a equipe do Caramuru soube aguentar a pressão, salvou três set points e fechou em 26 a 24. No segundo set, a equipe de Castro dominou as ações, abriu uma vantagem confortável logo no início e fechou em 25 a 14. O último set começou equilibrado e nenhuma equipe conseguiu abrir distância no placar. A igualdade permaneceu até o 19 a 19, quando o Caramuru se impôs e fechou a parcial em 25 a 20 e o jogo em 3 sets a 0.

Para a reportagem do Página Um News, Fábio conta que o time teve que se dividir entre as duas competições. “Tivemos que conciliar a Superliga e o Campeonato Paranaense, troca de bolas, adaptação e viagens cansativas. Mas os atletas foram extremamente dedicados e profissionais. Demos nosso melhor, e conquistamos o título tão merecido”.

Superliga
Desde a estreia do Caramuru no campeonato da Superliga Masculina Banco do Brasil até o último jogo realizado pela décima primeira rodada, a equipe acumula ao todo oito derrotas e três vitórias. Nos últimos jogos o Tigre não se saiu bem e perdeu cinco vezes seguidas. Na rodada que fechou o ano, não conseguiu vencer a equipe do Apan Blumenau de Santa Catarina, partida que foi realizada na segunda-feira (21) e foi derrotado por 3 sets a 0, parciais de 24/26, 16/25 e 26/28. Tigre fechou o ano em décimo lugar na tabela de classificação, com oito pontos.

Ao Página Um News, o técnico do Caramuru disse que a trajetória dos castrenses ao longo da competição de nível nacional, foi marcada por deslizes. “Nos apresentamos muito tarde, tivemos pouco tempo de preparo, nossa periodização foi prejudicada por conta disso. As demais equipes tiveram pelos menos três meses a mais de preparo, essa sem dúvida fez a diferença entre nós, e as equipes que estaremos brigando pelas últimas vagas nos playoffs, poderíamos ter ido melhor em três jogos pontuais. A exemplo do Sesi na estreia, mas por conta da pouca preparação fomos abaixo. Itapetininga, fomos prejudicados pela arbitragem em pontos e momentos cruciais da partida, e contra a equipe de Guarulhos jogamos muito baixo, e também fomos prejudicados pela má intensão da arbitragem, e isso foi o que mais nos atrapalhou sem dúvida nesse turno”.

Fábio detalha que a equipe vem com bom desenvolvimento na competição. “Acredito que o Caramuru está com um bom padrão de jogo, mas vacilou em momentos importantes. Ao longo desses dias crescemos na competição, treinos intensos para tirar o atraso da apresentação tardia. A equipe foi criando forma e padrão de jogo, e alguns confrontos diretos não conseguimos manter o bom desempenho”, conta Fábio Sampaio.

Tigre, desde quando ganhou da América em 25 de novembro por três sets a um, parciais de 25/23, 25/19, 17/25 e 25/18, até seu último jogo antes do recesso de fim de ano, não conseguiu vencer mais e foram cinco jogos consecutivos. Na primeira fase de classificação Caramuru perdeu na 1ª, 2ª, 4ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 11ª rodadas, e as partidas foram contra Sesi, Sada Cruzeiro, Itapetininga, Blumenau, Minas, Taubaté, Guarulhos e Renata, mas ganhou em três jogos, quando enfrentou o Vôlei Ribeirão, pela terceira rodada, o Uberlândia pela quinta e o América pela sexta rodada.

Para o técnico, as derrotas mostram que “jogamos sem uma referência da equipe, o oposto Renan lesionou e o Manguito o bíceps. Tivemos o Ruyter que oscilou muito, e improvisamos o Leandro. Além disso, os confrontos foram contra equipes de alto investimento e grande qualidade, como Taubaté, Minas, Campinas e Blumenau. Hoje poderíamos estar com 17 pontos e bem na classificação”, continuou o técnico.

Com as festas de fim de ano, os atletas do Caramuru entraram em recesso a partir de quarta-feira (23), e retornam somente em 2 de janeiro. Segundo Fábio, a equipe fará trabalho físico online, para não perder o que conseguiram evoluir ao longo dos jogos, até a volta em 2021. “Nossa meta e não vamos descansar até conseguir uma vaga no G8. Será uma luta difícil e constante, mas iremos concretizar os planos”, disse Fábio.

Próximos jogos
Para a rodada de returno, ou seja, o segundo confronto com as equipes, Caramuru tem cinco jogos a partir de 9 de janeiro. A próxima partida será contra o Sada Cruzeiro, a partir das 17 horas, no Ginásio da Castrolanda. Quando jogou em novembro, o Tigre perdeu de 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/17 e 25/17.

Uma semana depois, no dia 16 de janeiro, joga contra Pacaembu Ribeirão, no Ginásio da Castrolanda, a partir das 17 horas. Em novembro, Caramuru ganhou de 3 sets a 1, parciais de 21/25, 25/23, 23/25 e 23/25. Já em 22 de janeiro, enfrenta o Sesi a partir das 21h30, em casa. No jogo de estreia que aconteceu em 31 de outubro, a equipe perdeu de 3 sets a 1, parciais de 25/16, 25/21, 21/25 e 25/21.

No final do mês de janeiro, no dia 27, a equipe viaja até São Paulo e encara o Vôlei Itapetininga, pela quarta rodada, no Ginásio Ayrton Senna da Silva. No primeiro jogo os castrenses não tiveram sorte e foram derrotados por 3 sets a 1, parciais de 20/25, 25/12, 26/28 e 22/25. Já no dia 30, a partir das 17 horas, em casa, o Tigre joga com a equipe da Academia do Vôlei Uberlândia. Na primeira fase, Caramuru ganhou de 3 sets a 1, parciais de 25/17, 25/17, 19/25, 20/25 e 12/15.

Fábio deixa uma mensagem aos torcedores do Caramuru: “quero desejar a todos um Natal próspero no real sentido da data, que nos faça refletir, para o sentido da vida, e um 2021 cheio de esperança, saúde, e que possamos estar juntos na arquibancada levando nosso Tigre aos playoffs da Superliga”, finaliza Sampaio.

*Com Assessoria

Foto: Thaise Oliveira / FPV

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!