Paraná sedia até domingo o Seminário Internacional do Desporto Escolar

Paraná sedia até domingo o Seminário Internacional do Desporto Escolar

AEN

O Seminário Internacional do Desporto Escolar começou nesta sexta-feira (24), em Curitiba, reunindo mais de 20 países. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil. Ele tem como objetivo dar oportunidade à comunidade global do esporte escolar de se reunir e compartilhar conhecimentos a respeito do trabalho feito na categoria.

Aberto pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o seminário conta com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, da Prefeitura de Curitiba e da Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR). Os trabalhos seguem até domingo (26) no Clube Curitibano.

Autoridades dos países participantes farão palestras ao longo do evento, que terá uma agenda de apresentações e painéis com diversos aspectos do desporto escolar, destacando a realidade e o desenvolvimento do setor em diferentes partes do mundo.

Os participantes poderão interagir com especialistas e líderes de opinião promovendo um debate sobre os desafios do esporte de base.

O secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, afirma que essa troca de experiências será responsável por muitos pódios e medalhas paranaenses. “O esporte é a ferramenta mais barata de inclusão, o resultado vem na segurança, na saúde, na disciplina, na educação. Aqui no Paraná tem sido assim”, disse.

Segundo o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, o objetivo do evento é trazer alegrias na forma de inclusão e de competição. “Esse evento é fundamental, porque o esporte educacional é a base para que se chegue a todos os espaços de excelência que o esporte pode proporcionar”, afirmou.

José Martín Sánchez Tenório, presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (da sigla em inglês ISF), elogiou as autoridades por todo o trabalho que está sendo feito e pelo esforço e apoio em prol do esporte escolar. “Por isso, em todo o mundo, falam bem do nosso trabalho, e muitos países quiseram isso. Que possamos aprender bastante com os palestrantes, que aprendamos o melhor”, disse.

Programação

Neste sábado (25),  os convidados internacionais presentes estarão no Complexo Esportivo Tarumã para prestigiar o Desafio Solidário do Voleibol, a partir de 9 horas. Confira os assuntos abordados nesta sexta e os que serão apresentados no domingo (26):

24 de maio (sexta-feira) – palestras que já aconteceram.

– Certificação ISO (Raul Soulé, secretário-geral do Comitê Olímpico Cabo-Verdiano) – Importância e relevância dos valores inerentes ao Esporte Escolar (Rodrigo Garcia, diretor do Esporte Escolar no Clube Desportivo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

– Organização de Eventos Esportivos Internacionais (Cándido Argüello, chefe da Secretaria Nacional de Esportes do Paraguai)

– Preparação do Time Brasil para os Jogos de Paris (Sebastian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento do Comitê Olímpico Brasileiro)

– O Esporte Escolar na República Dominicana (Nelson Acevedo, coordenador nacional de Educação Física do Ministério de Educação da República Dominicana)

– Exemplo de Projeto de Desenvolvimento Escolar Esportivo (Lluis López Leiro, professor do Mestrado Executivo em Gerenciamento de Esportes no Comitê Olímpico Internacional)

– Desenvolvendo o Esporte Escolar (José Martín Sánchez Tenorio, presidente da Femedees – Federação Mexicana do Desporto)

– Capacitação Profissional (Leonardo Troncoso, presidente da Federação Argentina de Desporte Escolar)

– Gerenciamento em Saúde Esportiva – modelo CBDE de apoio ao atleta (Igor Borges Silva e Augusto Almeida Garcez, fisioterapeutas)

– Gestão Esportiva Escolar do Estado do Paraná (Jackson Douglas Almeida, presidente da FDE-PR; Cristiano Barros Homem D´el Rei, diretor de Esportes da Paraná Esporte; Carlos Eduardo Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba; Gustavo Chaves Brandão, presidente do Conselho Regional de Educação Física- 9ª Região – CREF9/PR)

– A importância do desporto escolar para formação de atletas (Gilberto Amauri de Godoy Filho – Giba; Antonio Carlos Gouveia – Carlão; Dante Amaral; Rodrigo Santana – Rodrigão; Emanuel Fernando Scheffer Rego; Alison Cerutti).

26 de maio (domingo)

– Sistema ISF de Esporte Escolar (Youssef Belqasmi, vice-presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar – ISF)

– Jogos Pan-Americanos de 2027 (Renzo Manyari, presidente do Comitê Olímpico do Peru)

– Esporte Escolar em El Salvador (Salvador Enrique Goodal, vice-presidente do Comitê Olímpico de El Salvador – COES)

– Esporte Escolar nos Estados Unidos (Gino Grajeda, executivo da Amateur Athetic Union of the United States AAU)

– Esporte Escolar em São Tomé e Príncipe (Jaylson de Carvalho, coordenador do Desporto Escolar de São Tomé e Príncipe)

– Esporte Escolar na Austrália (Graeme Jennings, presidente da Federação de Esporte Escolar da Austrália) 

– Esporte Escolar na Nigéria (Olabisi Joseph, presidente da Federação de Esporte Escolar da Nigéria) 

– Jogos Escolares Brasileiros (Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE)

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!