*Luana Dias
Pelo segundo ano consecutivo Igor Quirrenbach de Carvalho subiu no lugar mais alto do pódio, no Rally dos Sertões, o maior rally das Américas e segundo maior do mundo (atrás apenas do Rally Dakar). A competição terminou no último dia 22, e o castrense foi premiado como navegador, na modalidade Velocidade, ao lado do piloto e companheiro de prova, Luis Fernandon Carqueijo, de São Paulo. A dupla foi campeã na categoria Production e 17º na geral, entre 36 carros no grid.
Em 2020 Igor foi campeão como navegador na modalidade Regularidade, ao lado da amiga e pilota Sandra Dias, também de São Paulo. Nessa modalidade ganha quem anda no lugar certo e mantém a velocidade correta, determinada pelo diretor de prova (geralmente entre 18 e 80 quilômetros por hora).
Neste ano, que marcou a 29ª edição da prova, Igor novamente foi campeão como navegador, mas na modalidade Velocidade, que também é chamada de Cross Country. Nesse tipo de prova ganha quem faz os percursos das especiais (trechos cronometrados), em menor tempo. “Estamos muito felizes com o resultado pois nós tínhamos um carro inferior aos demais e foi nossa primeira participação no Rally dos Sertões, na Velocidade. Nosso tempo foi menor que os campeões das duas categorias superiores. Portanto se a gente tivesse nessas categorias, mesmo competindo contra carros mais preparados, também seríamos campeões”, destacou o castrense.
Outro fato interessante foi o lançamento do projeto “Sertões de Zero a 100 K”. “O objetivo da nossa equipe (Equipe Goodyear Trailway), a menor do Rally dos Sertões e com o menor orçamento, era mostrar para o público que é possível participar desse sonho gastando relativamente pouco, comparado ao que é normal nesse esporte”, explicou.
O carro utilizado pela dupla foi uma L200 Triton Sport R, que sai de fábrica pronta para Rally. O que muda neste carro para os originais de rua são os amortecedores (dois por roda ao invés de um), o radiador maior e o remap da injeção eletrônica para aumentar a potência do motor 2.4 diesel. Itens de performance são esses, mas há também os itens de segurança: como gaiola interna, bancos concha e cinto de 5 pontas. “Nossa camionete era a única do grid com lataria original (todas as demais são de fibra), tínhamos caçamba original com a tampa traseira e até vidros elétricos nas portas laterais (as demais são acrílico fixo). Tudo isso deixa o carro mais pesado e mais lento. Mas mesmo assim chegamos a pegar 155 quilômetros por hora na estrada de chão”, finaliza Igor.
Expectativas para 2022
O 29º Rally dos Sertões teve duração de nove dias. Foi realizado entre 14 e 22 de agosto e percorreu 3.600 quilômetros no total, cruzando sete estados do Nordeste. A previsão para o próximo ano, quando chega a 30ª edição, é de que o Rally dos Sertões torne-se o maior rally do mundo, cruzando o Brasil de Norte a Sul.
*Com Assessoria
Foto 1: Divulgação / Ricardo Leizer
Foto 2: Divulgação / Marcelo Maragni