Carambeiense se prepara para os Jogos Pan-Americanos Juniores na Colômbia

Carambeiense se prepara para os Jogos Pan-Americanos Juniores na Colômbia

Matheus de Lara

Carambeí – A atleta carambeiense Gabriela da Costa, de 22 anos, residente do bairro Jardim Bela Vista 2, foi convocada pelo Departamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para integrar o time brasileiro na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juniores, exclusivo para jovens de 18 a 23 anos. A competição será realizada em Cali, na Colômbia, entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro. A lista de participantes saiu na sexta-feira (15).

A reportagem do Página Um News conversou com Gabriela. Cursando o último ano de nutrição, e vendendo brownies saudáveis para ajudar nos gastos com a bicicleta e viagens, ela contou que começou a sua trajetória no ciclismo por meio da modalidade de Mountain Bike em 2017. “Tive o incentivo da família e de amigos, competindo em provas da região. Em 2019, conheci meu treinador Mauro Ricetti Paes e minha companheira da equipe Talita da Luz de Oliveira, onde iniciei meus treinamentos em alta performance na modalidade de estrada”.

Gabriela disse que foi uma criança muito ativa, e andava muito de bicicleta, mas que por falta de incentivo na infância não foi dado continuidade. “Com 17 anos tive a oportunidade de conhecer uma pessoa muito especial, que foi minha primeira inspiração no esporte. Desde então, o amor por esse esporte cresceu cada dia mais. Em cima da bike, me sinto viva e realizada depois de cada treino, sabendo que dei o meu melhor”.

Ao receber a notícia de que foi convocada para integrar o time brasileiro, Gabriela ficou surpresa, “não esperava por essa convocação por ter iniciado recentemente minhas competições no alto rendimento dessa modalidade, mas sempre estava trabalhando duro para chegar nisso”. Segundo ela, serão 16 atletas brasileiros que vão participar do Pan, “divididas em três modalidades, ciclismo de estrada/pista, BMX e Mountain Bike”.

Revelada pela Liga de Ciclismo dos Campos Gerais (LCCG), Gabriela atualmente integra o projeto internacional da equipe Memorial Santos (SP). “O ciclismo possui diferentes níveis de competição como os demais esportes. A Memorial Santos possui uma equipe credenciada a competir no mais alto nível do ciclismo internacional. Por exemplo, no futebol as quatro equipes melhores colocadas ao final do Brasileirão, são automaticamente classificadas para a Copa Libertadores da América. No ciclismo, temos vários critérios além de uma única competição, e atualmente, somente a Memorial Santos cumpre com todos os requisitos, para competir provas internacionais”, disse.

Prêmios

Gabriela conquistou algumas medalhas e pódios no Mountain Bike, ficando na 3ª colocação no Campeonato Nacional e campeã dos Jogos da Primavera 2020 e também foi premiada no Triathlon. “No ciclismo de estrada, participei de poucas provas no Brasil devido a pandemia”. Ela ficou na 2ª colocação sub-23 GP Outubro Rosa em Itapema (SC). A atleta, também já competiu na França e na Bélgica.

Intercâmbio

Na Europa, a carambeiense esteve na Bélgica participando de um intercâmbio durante dois meses. O país é referência internacional no ciclismo de estrada. “Foi uma experiência única. O nível do ciclismo na Europa é altíssimo, devido a bike fazer parte da cultura. As provas são com ritmo muito forte, e acontecem de três a quatro vezes por semana. Conseguimos aprender correndo em um pelotão com mais de 150 mulheres, e alinhando ao lado de atletas olímpicas”, destaca.

Ela também retrata que o Brasil precisa de muito nível para conseguir chegar ao grau europeu. “O primeiro fator com certeza seria o respeito pelo ciclista de trânsito. Na Bélgica saímos treinar, e quase o tempo todo era em ciclovias amplas e seguras, longe de carros. Quando passávamos por ruas normais, tínhamos preferência”, aponta.

Treinamento e preparação para o Pan

Os treinamentos funcionam de terça-feira a domingo, com descanso na segunda-feira. De acordo com Gabriela, os treinos variam de 1h30 à 3h30, dependendo da intensidade, dos objetivos e do ciclo de treinamento. “Sempre que posso, nos finais de semana vou para Ponta Grossa treinar junto com as minhas companheiras de equipe”, disse.

Para a preparação do Pan, o time Brasil se reunirá no Rio de Janeiro na quarta-feira (27), e vão seguir treinando juntos até o dia da viagem, em 22 de novembro.

Expectativa

Sobre a competição, Gabriela disse “espero poder entregar tudo que venho aprendendo e treinando nesses dois anos, e fazer um excelente trabalho em equipe”.

A atleta retratou que os jogos têm o objetivo de continuamente renovar as gerações de atletas no continente americano, que oportuniza a participação dos jovens em eventos de alto nível, os tornando mais visíveis. “A Panam Sports criou os Jogos Pan-Americanos Juniores. Se esperava com este evento, facilitar a transição dos jovens talentos, criando uma ligação de interação social entre os esportes, culturas e educação civil, reforçando a mensagem de que os jovens são capazes, desde que tenham objetivos”.

Fotos: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!