Carambeí terá evento de capoeira com três mestres

0 30

Vinicius Machado Especial Página Um News*

Carambeí – Dança, jogo, esporte, música ou luta. A capoeira atrai até hoje admiradores e esportistas para a prática deste jogo, que reúne duas pessoas que em ritmo de gingada, disputam entre si quem faz a melhor apresentação ao público, muitas vezes em meio a uma roda de pessoas.

Em Carambeí, no domingo (27), três mestres farão a 1ª Ginga Camarada Guerreiros dos Palmares. O evento começa às 9 horas, no Ginásio Batavo, próximo à Avenida dos Pioneiros. Das 9 horas até ao meio-dia será realizada a Vivência, com a mestra ‘Baixinha’, de Curitiba. Após o almoço, das 14 horas até o encerramento, às 17h30, os mestres farão o batizado, troca de graduações entre os capoeiristas e também a troca da corda. Aproximadamente 20 alunos do projeto social de Carambeí farão a roda com os mestres, que vem de diversas cidades do Paraná e de São Paulo.

O evento acontece pela segunda vez em Carambeí, sendo essa a primeira com o grupo Guerreiro, fundado pelo Mestre Pop Lainy, na cidade liderada pelo Mestre Nelsinho, com apoio dos professores formados Borracha e Vinicius, que também dão aula no projeto localizado no bairro Boqueirão, em Carambeí.
Sobre a capoeira em Carambeí, Mestre Nelsinho lembra que “fazemos a capoeira há 20 anos em Carambeí, eu tenho 25 pra 30 anos de capoeira, faz tempo que divulgo o trabalho com apoio de parceiro, dentro do possível com apoio da prefeitura”, explica.

Ao todo, 100 pessoas vão participar, desde a organização, montagem, capoeiristas, professores, mestres e torcedores que irão prestigiar o evento.

Capoeira

As origens apontam que a Capoeira foi inventada pelos escravos ao final do século XVI, na época do Brasil Colônia, em local conhecido como Quilombo dos Palmares, atual estado de Alagoas, sendo até hoje praticada por milhares de adeptos no Brasil.

*Com Sandro A. Carrilho

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!