Atletas de Carambeí se destacam e integram equipes do vôlei nacional

Atletas de Carambeí se destacam e integram equipes do vôlei nacional

Emerson Teixeira
Especial Página Um News

Carambeí – Dois jovens carambeienses trilham caminhos semelhantes em locais diferentes em busca de realizar o sonho de alcançar o status de atleta profissional. Isaac Verschoor Valetim em Uberlândia, Minas Gerais e Lucas Thomaz em Santo André, no estado de São Paulo.

Isaac, com 18 anos, após passar por uma seletiva, integra desde dezembro de 2021 a equipe de base do Uberlândia Vôlei/Praia Clube na posição oposto, equipe que em 2021 disputou a Super Liga B. Ele conta que o momento é de pré-temporada, “treino todos os dias na parte da manhã e alguns dias no período da tarde”, relata. O atleta avalia que o vôlei poderá vai facilitar o processo da sua formação acadêmica, além da oportunidade profissional. Neste ano vai disputar a Copa Uberlândia, o Campeonato Mineiro, a Taça Paraná e o Brasileiro de Interclubes.

Valentim integra um projeto novo do clube mineiro com a formação de atletas de base para ascender a equipe profissional ao completarem 21 anos. “Eu moro na casa dos atletas, que o próprio técnico fundou, somos em 22 atletas, recebo, além da moradia, alimentação, transporte e bolsa faculdade, além de me tornar sócio do Praia Clube”, conta.

No grande ABC, em Santo André, outro carambeiense, Lucas Thomaz, também com 18 anos trilha o caminho em busca da profissionalização na posição meio de rede na categoria de base com chances de dobrar com a categoria adulto na equipe que leva o nome da cidade. Lucas chegou ao Santo André via agência de atletas e no currículo passagens por equipes como Círculo Militar do Paraná, time de Ponta Grossa, depois disputou o paranaense pela equipe de Tamboara, onde se destacou e recebeu o convite para jogar por Araucária onde sagrou se campeão paranaense da categoria e vice-campeão estadual na categoria adulto.

Lucas mora em uma república com 12 colegas de clube e encara uma rotina diária de três treinos ao longo do dia, ”treino de manhã na academia, de lá vamos para um treino de quadra, mais curto, só questões de saque, passe, esses fundamentos, e no final da tarde um treino pesado em quadra, essa é a rotina de segunda a sexta”, relata. A preparação para a temporada 2022 iniciou há mais de um mês e o atleta vai disputar os Jogos Abertos da Região do ABC, Campeonato Paulista sub21, Paulista na categoria adulto e a Super Liga C.

Início

Os dois atletas iniciaram a caminhada nas escolinhas realizadas em Carambeí. O professor Luiz Otávio, que treinou os garotos conta que eles disputaram e foram campeões da Liga Sul Norte Pioneira de Desportos e Jogos da Juventude em 2019 e despontaram para o vôlei estadual e agora nacional. “É um orgulho imenso como professor, e também para nossa cidade, ter atletas despontando a nível nacional, serve de inspiração para os alunos que estão começando nas escolinhas, no esporte, se eles se empenharem, levarem a sério, eles podem ir longe, além de que o esporte beneficia várias áreas, no estudo, na disciplina, além de poder se tornar um atleta profissional um dia. É uma satisfação enorme ver aquele atleta que você ensinou dá um toque, uma manchete na escolinha, hoje ascendendo no vôlei nacional”, declara Luiz Otávio.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!