Atleta quer percorrer com uma bicicleta 403 km em menos de 24 horas

0 2

Matheus de Lara

Aventura, vento, frio, calor e muita estrada. Esse é o desafio do atleta e cicloturista há 30 anos, José Felix Pinto Filho, que tem como objetivo ser recordista brasileiro pelo Rank Brasil. Ele pretende percorrer os 500 quilômetros que ligam Ponta Grossa a Campinas (SP), e bater o recorde de 403 km pilotando uma bicicleta no tempo inferior a 24 horas.

José Felix nasceu em Cravinhos, interior do Estado de São Paulo, e há 17 anos mora em Curitiba, onde trabalha com entregas de bicicletas para uma empresa fixa.

A reportagem do Página Um News conversou com o cicloturista para saber quando vai fazer o percurso entre as cidades. A data de saída está marcada para 8 de setembro, uma quinta-feira, a partir das 5 horas. “Vou sair de Ponta Grossa com sentido a Jaguariaíva, passando por Sengés e Itararé, até a chegada em Campinas. Será um percurso bem interessante e eu já passei por esse percurso outras vezes. Minha família é do interior paulista, e eu já fui visitá-los algumas vezes de bicicleta”, disse.

Sobre esse trajeto que contará com um carro o acompanhando, José Felix descreve que, além de ter a distância necessária para o evento e de conhecer a região, a altimetria, termo utilizado para praticante de diversos esportes, também é razoável ao longo do percurso.
“Saindo do local estipulado com minha bicicleta, estarei online com aplicativos de medição, que irão monitorar o percurso, com o acompanhamento de um veículo, mas pode ser que eu vá sozinho, devido ao custo desse carro e da pessoa dirigindo. Vou relatar o percurso com fotos e monitoramento eletrônico. A alimentação será feita no decorrer da viagem em períodos estipulados”, explica.

Em relação a ajuda de patrocínios, o cicloturista acrescenta que já realizou alguns pedidos de patrocínio. “Seria para ajudar a pagar a empresa que vai certificar o recorde caso eu consiga, mas, ainda não obtive respostas”.

Outros esportes

José Felix disse que já foi atleta de corrida quando jovem. “Era velocista e com a idade migrei para corridas de rua; também fiz algumas provas de natação e triathlon. Em relação a competição exclusiva de ciclismo, não participei. Eu sempre tive o ciclismo como uma paixão, pedalo desde criança e prefiro praticar esses esporte de maneira mais prazerosa”.

Outros trajetos no cicloturismo

Além do trajeto que vai acontecer em setembro, o cicloturista já realizou percursos em Salvador, Florianópolis e Porto Alegre. Em relação a saída de Ponta Grossa, explicou que “devido a altimetria de Curitiba a Ponta Grossa que possui maiores dificuldades, tive que escolher sair de Ponta Grossa”.

Cicloturismo

É a forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte a bicicleta. Pela história, em 1869, na Inglaterra, três amigos resolveram pedalar de Londres até Brighton, em um percurso de 90 km, levando cerca de 15 horas. Com isso o evento chamou atenção da mídia, que chamou a aventura de um feito extraordinário.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.