Atleta quer percorrer com uma bicicleta 403 km em menos de 24 horas

Atleta quer percorrer com uma bicicleta 403 km em menos de 24 horas

Matheus de Lara

Aventura, vento, frio, calor e muita estrada. Esse é o desafio do atleta e cicloturista há 30 anos, José Felix Pinto Filho, que tem como objetivo ser recordista brasileiro pelo Rank Brasil. Ele pretende percorrer os 500 quilômetros que ligam Ponta Grossa a Campinas (SP), e bater o recorde de 403 km pilotando uma bicicleta no tempo inferior a 24 horas.

José Felix nasceu em Cravinhos, interior do Estado de São Paulo, e há 17 anos mora em Curitiba, onde trabalha com entregas de bicicletas para uma empresa fixa.

A reportagem do Página Um News conversou com o cicloturista para saber quando vai fazer o percurso entre as cidades. A data de saída está marcada para 8 de setembro, uma quinta-feira, a partir das 5 horas. “Vou sair de Ponta Grossa com sentido a Jaguariaíva, passando por Sengés e Itararé, até a chegada em Campinas. Será um percurso bem interessante e eu já passei por esse percurso outras vezes. Minha família é do interior paulista, e eu já fui visitá-los algumas vezes de bicicleta”, disse.

Sobre esse trajeto que contará com um carro o acompanhando, José Felix descreve que, além de ter a distância necessária para o evento e de conhecer a região, a altimetria, termo utilizado para praticante de diversos esportes, também é razoável ao longo do percurso.
“Saindo do local estipulado com minha bicicleta, estarei online com aplicativos de medição, que irão monitorar o percurso, com o acompanhamento de um veículo, mas pode ser que eu vá sozinho, devido ao custo desse carro e da pessoa dirigindo. Vou relatar o percurso com fotos e monitoramento eletrônico. A alimentação será feita no decorrer da viagem em períodos estipulados”, explica.

Em relação a ajuda de patrocínios, o cicloturista acrescenta que já realizou alguns pedidos de patrocínio. “Seria para ajudar a pagar a empresa que vai certificar o recorde caso eu consiga, mas, ainda não obtive respostas”.

Outros esportes

José Felix disse que já foi atleta de corrida quando jovem. “Era velocista e com a idade migrei para corridas de rua; também fiz algumas provas de natação e triathlon. Em relação a competição exclusiva de ciclismo, não participei. Eu sempre tive o ciclismo como uma paixão, pedalo desde criança e prefiro praticar esses esporte de maneira mais prazerosa”.

Outros trajetos no cicloturismo

Além do trajeto que vai acontecer em setembro, o cicloturista já realizou percursos em Salvador, Florianópolis e Porto Alegre. Em relação a saída de Ponta Grossa, explicou que “devido a altimetria de Curitiba a Ponta Grossa que possui maiores dificuldades, tive que escolher sair de Ponta Grossa”.

Cicloturismo

É a forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte a bicicleta. Pela história, em 1869, na Inglaterra, três amigos resolveram pedalar de Londres até Brighton, em um percurso de 90 km, levando cerca de 15 horas. Com isso o evento chamou atenção da mídia, que chamou a aventura de um feito extraordinário.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!