Atleta piraiense participa do Campeonato Brasileiro de Orientação no Ceará

Atleta piraiense participa do Campeonato Brasileiro de Orientação no Ceará

Matheus de Lara

Piraí do Sul – Entre os dias 11 e 14 de novembro o atleta piraiense Emanuel da Silva Ferreira, de 21 anos, vai participar de uma importante competição nacional. Trata-se do Campeonato Brasileiro de Orientação (CAMBOR), esporte do mapa e da bússola, dentro do meio militar. Emanuel também é soldado do 13° Batalhão de Infantaria Blindado de Ponta Grossa. Ele compete desde o ano de 2017 no campeonato. Esse ano pela 22ª edição, a competição acontece na cidade de Trairi, no Ceará.

A reportagem do Página Um News, conversou com o pai do atleta. Josué Ferreira contou que “a Orientação tem dezenas de categorias que se classificam em masculinas e femininas, com percursos à escolha do atleta. Seja Sprint [Orientação em velocidade, em percurso curto, geralmente em parques/bairros], ou em Floresta, onde há o percurso longo e o percurso médio. Nos campeonatos nacionais, temos o percurso PRE-O, idealizado para que pessoas com necessidades especiais de locomoção possam praticar o esporte”.

De acordo com Josué, o campeonato surgiu no meio militar. “Foi introduzido no Brasil da década de 70. Quando os militares foram para competições internacionais, e verificaram a possibilidade de incluir o público civil no esporte, organizando campeonatos e criando clubes e federações”, disse. Segundo ele, o campeonato é o maior evento de Orientação, contando com centenas de atletas e muitas vezes com participação de convidados de outros países.

Para Josué, o título principal é disputado na categoria H21E (Homens, acima de 21anos, Elite), e D21E (Damas, acima de 21 anos, ELITE), onde os mapas exigem o máximo do físico e do intelectual dos atletas. Já a organização fica à cargo da Confederação Brasileira de Orientação (CBO), ao lado da Federação do Estado onde estiver sendo realizada.

Emanuel

O atleta entrou para o esporte com 14 anos, em uma pista treino. “Coincidentemente dentro do quartel do 13º BIB, em Ponta Grossa, onde está servindo como soldado nos últimos três anos. Ele conquistou diversos campeonatos: Sul-americano, Brasileiros, Paranaenses, Copa Sul, nas categorias que foi conquistando com seu aprendizado, até ser convocado para a Confederação Desportiva do Exército (CDE) para compor o time de Elite do Exército Brasileiro (H21E)”, destaca Josué.

Em 26 de setembro, Emanuel ficou em 2º lugar no Circuito Paranaense de Orientação, em Guarapuava. “O circuito ainda está em disputa, com a penúltima etapa na cidade de Foz do Iguaçu, nos dias 23 e 24 de outubro e a final que acontece nos dias 27 e 28 de novembro em Rio Negro”, conta o pai de Emanuel.

Cursando o último ano de Educação Física, pela Faculdade Sant’Ana de Ponta Grossa, e treinando em três horários diariamente, o atleta participou da Copa Sul, em Caxias do Sul, no último final de semana. “Ele ficou na 7ª colocação no percurso Sprin, apenas um minuto e 36 segundos do campeão. Já nos percursos de floresta, ficou com a 17ª posição no longo (12.100 metros) e 16ª no médio (5.800 metros). A rotina pesada de treinos continua. Essa semana está concentrado com a equipe do Exército, na cidade de Caxias do Sul, pois o próximo objetivo é um bom resultado no Campeonato de Orientação (CAMORFA)”, destaca Josué.

O evento que também realiza a seleção de atletas para o Mundial Militar, acontecerá entre os dias 23 a 29 de outubro, na cidade de Canoinhas, em Santa Catarina. O pai do atleta disse que o filho está correndo atrás do sonho de se tornar o primeiro orientista do 13º BIB a conquistar a vaga, pela rotina do trabalho físico, do pouco descanso além dos estudos.

“Integrante do Clube de Orientação Princesa dos Campos (COPRIN) de Ponta Grossa, e com passagens já compradas para o Campeonato Brasileiro, em novembro, está em busca de patrocínio, já que está sendo auxiliado em seus gastos por alguns amigos, familiares e pelo “paitrocínio”. Fica aqui o convite para que todos procurem o nosso esporte, a Orientação é um esporte em ascensão, aberto a todos os públicos, o esporte da natureza, onde deixamos apenas pegadas e levamos apenas lembranças para casa”, conclui Josué.

Vídeo e Fotos: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!