Pesquisadores de Zootecnia da UEPG realizam estudo inédito sobre tilápia vermelha no Brasil

Pesquisadores de Zootecnia da UEPG realizam estudo inédito sobre tilápia vermelha no Brasil

Da assessoria

No início de novembro, três pesquisadoras do curso de Zootecnia da Universidade Estadual Ponta Grossa (UEPG) apresentaram um estudo pioneiro sobre tilápia durante a quinta edição do Aquaimprove, em Portugal. O evento foi organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).

As acadêmicas Alycia Renata Rudinik, Paola Aparecida Paulovski e Thais Pereira da Cruz representaram a UEPG no evento, que debate e apresenta avanços recentes na aquicultura mundial, com estudo pioneiro no país sobre uma nova variedade de tilápia vinda da Flórida (EUA), para ser criada no Brasil. Os estudos foram desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Aquicultura da UEPG (GPA), que é coordenado pelos professores de Zootecnia Wilson Massamitu Furuya e Valéria Rossetto Barriviera Furuya.

Para o professor Wilson Furuya, foi uma honra para o curso de Zootecnia desenvolver estudos desta importância. “Apresentar os nossos trabalhos na Europa foi um privilégio para nós e para a UEPG. Nós divulgamos as pesquisas desenvolvidas aqui para pesquisadores do mundo todo. O Brasil é pioneiro nos estudos de alimentação de tilápia. Ficamos lisonjeados pela UEPG ser a instituição escolhida para estudar essa nova variedade de tilápia no país”, destaca.

Responsável pelo manejo dos peixes, Alycia Rudinik, uma das acadêmicas que participaram do evento internacional, relata como foi a experiência de auxiliar no trabalho com as tilápias vermelhas. “Como pesquisadora foi desafiador. Trabalhei por 60 dias nesta pesquisa. São poucos estudos realizados sobre este peixe, e eu fiz o manejo das tilápias estudadas de forma a garantir os melhores resultados ao final do experimento. Após este processo, ainda apresentei um trabalho em Portugal, que foi uma experiência incrível, pois agreguei mais conhecimento e ajudei a mostrar para os profissionais estrangeiros o que estamos realizando no Brasil”, adiciona.

A acadêmica Paola Aparecida Paulovski também ressalta a relevância de ter participado de um estudo deste nível e o aprendizado que obteve no processo. “O estudo é importante pela falta de informações que se tem da linhagem vermelha no Brasil, especialmente nas fases iniciais, que foram as estudadas. Como acadêmica pesquisadora, o trabalho contribuiu para minha formação por ser uma linhagem nova no país e até então eu não tinha conhecimento do seu potencial produtivo”.

A tilápia vermelha da Flórida tem grande aceitação por parte de consumidores do mundo todo por apresentar coloração avermelhada, mas ainda são poucas as informações sobre os aspectos relacionados à nutrição e alimentação do animal. No Brasil, o peixe chegou no ano passado, importado pela Piscicultura S3 de São Paulo e transferidos para o curso de Zootecnia em Ponta Grossa.

A UEPG foi a instituição brasileira escolhida para observar, entre dezembro de 2019 e março de 2020, aspectos fundamentais como: o crescimento e microbioma da tilápia vermelha, com utilização de dieta micro extrusada (ração); a curva de crescimento e a condição da tilápia da variedade vermelha, em comparação com tilápias da variedade GIFT (atualmente a linhagem mais usada na piscicultura brasileira); e o desempenho produtivo de alevinos e juvenis de tilápias das variedades GIFT em relação às vermelhas da Flórida.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!