Educação abre inscrições para grupo de estudos Formadores em Ação

Educação abre inscrições para grupo de estudos Formadores em Ação

Agência Estadual de Notícias

Começam nesta quarta-feira (6) as inscrições para professores que desejam participar do grupo de estudos Formadores em Ação como cursistas ou como formadores. Podem participar do grupo de estudo todos os professores da rede estadual de ensino que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta.

A proposta do curso é que professores instrutores acompanhem os cursistas, conduzindo discussões voltadas à prática em sala de aula, aliada a metodologias ativas e tecnologias educacionais. Há vagas abertas para todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular: Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Química e Sociologia.

“O principal objetivo do curso é ressignificar as práticas pedagógicas curriculares, aprimorando a formação de docentes”, diz Roni Miranda, diretor de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná. “Em 2020, tivemos ótimos resultados, com 8 mil professores participando como cursistas e mais de 500 como instrutores. Por isso, neste ano, o projeto está sendo ampliado, e haverá grupos que contemplam, também, os pedagogos”, explica

SOBRE O CURSO — O programa é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Secretaria da Educação e dividido em jornadas de formação de 20 horas cada. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos.

A professora Léia Desplanches dos Santos, que ensina Ciências e Matemática no município de Cerro Azul, participou do Formadores em Ação em 2020 e conta que o curso a auxiliou a utilizar novas ferramentas em suas aulas. “Foi um aprendizado incrível. Posso dizer com propriedade que a partir desse curso serei uma outra professora. É maravilhoso saber que estou no caminho certo”, comenta.

INSCRIÇÃO PARA PROFESSOR FORMADOR — Os docentes que pretendem participar como formadores podem se inscrever até 5 de fevereiro por meio de um formulário disponível  em https://forms.gle/nrwU7DB2dDo8kPHt5.

Após a inscrição, haverá um processo de seleção, que consiste em uma prova teórica discursiva com quatro questões de conhecimentos específicos sobre a disciplina de escolha. Além disso, o professor precisa enviar um vídeo de apresentação que tenha entre dois e três minutos de duração. O envio do vídeo e a realização da prova acontecem no dia 20 de fevereiro. O professor formador recebe certificação como docente e bolsa-auxílio.

INSCRIÇÃO PARA PROFESSOR CURSISTA — Os professores que desejam participar como cursistas podem se inscrever até 28 de fevereiro por meio de um formulário disponível em https://forms.gle/EQK5xckPMpTs95gG8.

Eles podem fazer uso de sua hora-atividade para realização do curso e recebem um certificado de 20 horas após o término de cada jornada.

Mais informações sobre o Formadores em Ação estão disponíveis AQUI 

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!