TRANSPORTE PÚBLICO RURAL

TRANSPORTE PÚBLICO RURAL

A eficiência na administração pública é um compromisso essencial para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos. Infelizmente, nem sempre vemos essa eficácia em ação, como é o caso recente da Prefeitura de Castro em relação ao transporte público rural.
Ficamos perplexos ao constatar que levou mais de 73 dias para que a Prefeitura decretasse situação de emergência no transporte coletivo rural, após cancelamento do contrato pela empresa responsável. O que é mais preocupante é que essa demora só foi resolvida após intensa pressão da comunidade do interior, dos vereadores e da imprensa escrita local.
A população do interior enfrentou e enfrenta dificuldades significativas de mobilidade, privada do acesso a serviços essenciais e à própria integração com a cidade, enquanto a administração municipal parecia estar em estado de inércia. Não se pode aceitar uma gestão que só reage diante da pressão externa, ao invés de agir proativamente para resolver problemas previsíveis.
O mais irônico nesse cenário é perceber que, enquanto o transporte coletivo urbano recebe subsídios, nenhuma medida similar foi previamente considerada para o transporte rural. Essa falta de equidade demonstra uma clara falha na política de mobilidade do município, deixando uma parcela significativa da população em situação de desamparo.
Agora, com o decreto de situação de emergência e a promessa de concessão de subsídios para empresas interessadas, esperamos que a administração municipal aja com a celeridade necessária para resolver esse impasse. A comunidade rural não pode mais ser deixada à mercê de uma gestão negligente.
É preciso que a Prefeitura de Castro assuma a responsabilidade de garantir um serviço de transporte público eficiente e acessível para todos os seus cidadãos, independentemente de onde residam. A espera pela volta dos ônibus ao transporte rural não pode ser prolongada indefinidamente.
Esperamos que essa situação sirva de lição para uma mudança de postura na gestão pública local, priorizando a prevenção de crises e o bem-estar de toda a população. A eficiência e a transparência devem ser os pilares sobre os quais se constrói uma administração verdadeiramente comprometida com o seu povo.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!