Primavera chega com dias ensolarados; nova estação começa nesta quarta-feira

Primavera chega com dias ensolarados; nova estação começa nesta quarta-feira

Luana Dias

Começa nesta quarta-feira (22), a Primavera 2021. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação tem como uma de suas características principais a grande quantidade de flores, tanto nas árvores, como plantas médias e rasteiras, além disso, na Primavera os dias vão ficando gradativamente mais quentes e em geral há maior ocorrência de chuva do que no inverno.

Para este ano, a previsão, de acordo com o instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é de uma Primavera mais chuvosa, com chuvas inclusive acima da média para alguns estados das regiões Norte e Nordeste, para o Centro Oeste, e para os estados de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro. Já para o estado de São Paulo, sul de Minas, oeste do Paraná e de Santa Catarina, a previsão é de chuvas abaixo da média histórica.

Mesmo existindo previsão de um trimestre chuvoso para boa parte das regiões brasileiras, segundo meteorologistas e órgãos de monitoramento, as chuvas da Primavera não deverão ser suficientes para encher os principais reservatórios do país, sobretudo, em áreas onde a escassez da água já se ocorre de forma mais grave.

A Primavera deste ano também deve ser marcada por episódio fraco da Lã Niña, que já influenciou o clima ao longo do inverno no Paraná. O fenômeno é caracterizado pelo resfriamento da superfície das águas do Pacífico Tropical Central e Oriental. A presença da Lã Niña costuma mudar os padrões climáticos, como as precipitações e a temperatura em geral.

Equinócio da Primavera

O início da Primavera, neste ano, ocorre exatamente às 16h21, é quando acontece o chamado equinócio, definido na Astronomia como o momento que o Sol, assim como é visto da Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste.

Segundo previsões meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será ensolarado em quase todo o Estado, e há possibilidade de pancadas de chuva em algumas cidades.

Em Castro as temperaturas da quarta-feira (22) irão variar entre 9 e 19 graus, não há previsão de chuva, e a umidade relativa do ar deverá se manter em aproximadamente 53º. A nova estação termina no dia 21 de dezembro, às 12h59, quando começa o verão.

Fotos: Luana Dias

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!