IAT encerra atividades de 2020 em evento online

IAT encerra atividades de 2020 em evento online

Agência Estadual de Notícias

Com a participação de cerca de 140 servidores, o Instituto Água e Terra (IAT) realizou nesta quinta-feira (17) um evento online de encerramento do ano, com foco também no planejamento estratégico para 2021. O Instituto, que completa um ano de existência nesta sexta, é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e sua criação faz parte da política do Governo do Estado de enxugar a administração pública e reduzir despesas.

O IAT unificou os extintos Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) e o Instituto das Águas do Paraná. Também foram vinculados à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo o Simepar e a Invest Paraná.

“A junção de todos os órgãos em um só ofereceu agilidade e sintonia em todas as ações que são ligadas ao meio ambiente”, afirma o secretário da pasta, Márcio Nunes.

Na abertura da reunião, a diretora-geral da secretaria, Fabiana Campos, destacou que, com a manutenção dos trabalhos na mesma linha, o Paraná se tornará o Estado que mais investe e preserva o meio ambiente. “Nesses dois anos de gestão, foi o período de plantar, adubar e regar. Agora, os próximos dois anos são da colheita. Os projetos planejados devem ser concretizados”, afirmou.

ORGULHO – O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, comemorou o trabalho realizado desde a criação do instituto e afirmou que a meta é transformá-lo em um órgão modelo na gestão do meio ambiente. “Estamos comemorando o aniversário de um ano do IAT e conseguimos muitos resultados positivos. Tivemos que nos adaptar ao unificar diversos serviços em um único instituto, mas os nossos servidores fizeram toda a diferença nesse aspecto”, afirmou.

ATUAÇÃO – Atualmente, o IAT possui 29 programas, 109 projetos e 393 ações em diversas áreas ligadas ao meio ambiente. As ações estão divididas em cinco diretorias: Licenciamento e Outorga; Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos; Gestão Territorial; Patrimônio Natural; Administrativa e Financeira.

Todos os diretores fizeram uma explanação sobre as ações em suas áreas em 2020 e apresentaram o planejamento para 2021, seguindo o Plano de Governo e as Políticas desenhadas para meio ambiente, que seguem as linhas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU.  

Os projetos e programas da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo estão no site http://www.sedest.pr.gov.br. No mesmo endereço é possível navegar pelos sites dos órgãos vinculados à pasta.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!