Decoração de Natal – origens pelo mundo

Decoração de Natal – origens pelo mundo

*Luana Dias

Nesta época do ano, casas, escolas, empresas e todo tipo de imóvel, assim como espaços públicos, recebem iluminação especial e muitas cores, através dos mais diversos itens de decoração. A cada ano, se inova nas opções, mas a temática é sempre mesma, usam-se itens que fazem parte da decoração natalina até mesmo há séculos, e que têm diferentes origens.

Segundo a história, a decoração de Natal que todos conhecem, começou a fazer parte da vida das pessoas em diferentes circunstâncias. A árvore, por exemplo, um dos principais itens, começou a ser usada na decoração de Natal há alguns séculos, na Europa. A tradição, segundo registros históricos, começou com moradores de regiões onde o inverno é muito rigoroso levando galhos de árvores, cujas folhas não caiam durante a estação, para dentro de suas casas. Pinheiros, geralmente eram a escolha na maioria das residências. O simbolismo neste caso, varia de acordo com a religião e cultura local, mas em geral, está ligado a força da natureza, em resistir mesmo ao frio dos invernos mais rigorosos, e, à vida eterna.

Já as bolas, que geralmente enfeitam as árvores de Natal e que fazem parte de quase toda decoração natalina, hoje são usadas para substituir as frutas, como nozes e maçãs, que inicialmente faziam parte dessa tradição.

Também muito conhecida e comum nas decorações de Natal, a guirlanda igualmente tem mais de uma origem narrada. A mais popular delas relata que o objeto começou a ser usado na Roma, mas inicialmente não fazia parte da decoração de Natal. Os romanos costumavam fazer da guirlanda uma opção de presente, por acreditarem que os ramos de planta trazem saúde. Assim, esses povos também tinham o hábito de enrolar galhos em coroas e mantê-las em casa, com o desejo de que as pessoas que ali habitavam tivessem saúde.

A estrela, que também faz parte da decoração natalina em muitas tradições, simboliza a estrela de Belém. Entre os cristãos, o item faz menção ao nascimento de Jesus e segundo relatos bíblicos, foi guiando-se pela luz de uma estrela que os Reis Magos o encontraram, junto aos seus pais, na noite em que Jesus de Nazaré nasceu.

*Com pesquisa

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!