Comerciantes e Poder Público debatem falta de segurança no Centro de PG

Comerciantes e Poder Público debatem falta de segurança no Centro de PG

Da Assessoria

Ponta Grossa -Comerciantes e representantes do Poder Judiciário e forças de segurança debateram a falta de segurança na região central de Ponta Grossa. O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), em reunião da diretoria da entidade, realizada na última segunda-feira (04).

Estiveram presentes no encontro a Secretária de Segurança Pública e Cidadania do Município, Tânia Maria Sviercoski Pinto; Noeli Salete Tavares Reback, Juíza de Direito; Caroline Schaffka, Promotora de Justiça; Vanessa Harmuch Perez Erlich, Promotora de Justiça da Central; além dos presidentes dos Conselhos Tutelares Leste, Norte e Oeste, Antônio Larocca, Tatiana N. Da Silva e Luci Mara Nadolny.

Durante o encontro os comerciantes relataram os constantes problemas de segurança que vêm enfrentando, como casos de furtos e arrombamentos de seus estabelecimentos, questionaram sobre medidas que podem ser tomadas para estes delitos diminuírem, além de apresentarem sugestões de contribuições para a segurança pública no município.

A secretária de Segurança Pública do município expôs medidas que o Poder Público vem tomando para tentar atenuar este problema, além de se colocar à disposição para novas ações em conjunto para a segurança da região central. Tânia Maria Sviercoski Pinto também pediu a colaboração dos lojistas, destacando que a Guarda Civil do município passará a contar com imagens cedidas dos comerciantes para identificação e auxílio de investigação de delitos ocorridos em estabelecimentos na região central. “Segurança pública é uma questão complexa em que não se resolvem as coisas de uma hora para outra, mas as equipes estão trabalhando e foi pedido para que fosse intensificada a presença da guarda na região. Estamos abrindo para a rua Bonifácio Vilela um projeto piloto que é o recebimento de links das câmeras de segurança dos comerciantes. A gente já consegue receber estas imagens na central de segurança, não é um monitoramento 24 horas, mas a cessão de imagens, naquela ideia de que todos nós somos responsáveis pela segurança, que é um dever do Estado, mas uma responsabilidade de todos”, explicou.

A juíza Noeli Salete Tavares Reback reforçou o posicionamento de que a questão de segurança pública deve ser trabalhada em conjunto, e destacou que o papel preventivo tem importância redobrada, sobretudo quando envolvem jovens e adolescentes. “É um assunto de extrema relevância, segurança pública é responsabilidade do Estado e da comunidade, que pode e deve contribuir. Quando lidamos com adolescentes em conflito com a lei, não consigo ver um remédio maior para resolvermos a situação do que a prevenção, que passa pelo olhar da ACIPG, de todos os comerciantes, em todos os setores. A gente precisa enfrentar este problema, e enquanto cidadão temos que atuar em conjunto na proteção e prevenção”, disse.

A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, destacou o fato de comerciantes e representantes do Poder Judiciário e forças de segurança debaterem a falta de segurança na região central de Ponta Grossa, atendendo a um pedido feito pelos próprios lojistas em reuniões anteriores. A entidade irá seguir atuando para buscar uma solução para este problema, enviando ofícios e dialogando com o poder público nas esferas municipal e estadual, bem como seguindo ouvindo as demandas dos comerciantes do município. “Segurança Pública é um tema de suma importância para nossa cidade, e esta é uma pauta dos comerciantes, que nos pediram para fazermos esta reunião, para que pudéssemos entender um pouco desta problemática. A ACIPG vai seguir ouvindo as demandas dos lojistas, cobrando do Poder Públicos soluções. É um tema de extrema complexidade, mas se buscarmos soluções em conjunto, conseguiremos avançar”, afirmou.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!