UEPG se destaca como a 11ª melhor universidade estadual do Brasil

UEPG se destaca como a 11ª melhor universidade estadual do Brasil

Da Assessoria

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está entre as 11 melhores universidades estaduais do Brasil. O desempenho é resultado da avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade do ensino superior no país. A avaliação também coloca a UEPG como nota 4 no MEC, além de apontar a instituição entre as 17 melhores do Paraná, no comparativo com as universidades, faculdades e centros universitários públicos e privados. O IGC foi divulgado na última sexta-feira (23) e se refere ao ano de 2019.

O IGC é realizado anualmente e leva em conta a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) do último triênio, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos). Foram avaliadas 2.070 instituições públicas e privadas, que envolvem 24.145 cursos de 100 áreas do conhecimento.

De acordo com a diretora de avaliação institucional da UEPG, Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, das 2090 instituições de ensino superior avaliadas, 106 são públicas estaduais brasileiras, e dessas, 25 atingiram a faixa 4. “Estamos muito felizes com o resultado atingido pela UEPG. A Universidade está em 10º lugar dentre as IES públicas estaduais com IGC 4”. Para a pesquisadora institucional, Josecler Kapp Lepinski, o resultado “demonstra o comprometimento da instituição em atingir a excelência no ensino superior”.

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a classificação evidencia um crescimento qualitativo das universidades estaduais no cenário nacional. “Sabemos que a comunidade acadêmica das instituições tem se esforçado para garantir uma formação de qualidade para os nossos alunos, além de desenvolverem pesquisas científicas e ações de extensão, que contribuam com o desenvolvimento do Estado”.

Além do IGC, também foi divulgado o Conceito Enade, que avalia o desempenho dos alunos na prova. Os dados apontam os cursos de  Agronomia, Engenharia Civil e Farmácia da UEPG com nota 5, considerada a pontuação máxima. Já o IDD, que é o índice de diferença entre os alunos concluintes e alunos ingressantes, mostra o curso de Medicina com a nota cinco.

Texto: Jéssica Natal Foto: Aline Jasper

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!