‘Trail Run’ marcará retomada do turismo em Tibagi

‘Trail Run’ marcará retomada do turismo em Tibagi

Da Assessoria

Tibagi – O município de Tibagi irá sediar, no próximo dia 29 de agosto, a “Trail Run” (corrida de trilha), na Pousada Fazenda Guartelá. O evento é uma promoção da Muraro Eventos Esportivos, de Ponta Grossa, e vai contar com o apoio da Prefeitura. Na avaliação do prefeito Artur Butina (PSC), a “Trail Run” marcará a reabertura do turismo em Tibagi.

Segundo o empresário Ivan Muraro, serão realizadas duas caminhadas – de oito e 15 km –, com a participação de 500 inscritos de Tibagi e de mais 16 cidades do Paraná: Ponta Grossa, Curitiba, Castro, Pinhão, Campina Grande, Telêmaco Borba, Lapa, Colombo, Fazenda Rio Grande, Balsa Nova, Ivaí, Londrina, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas e São José dos Pinhais. De Tibagi, são 14 inscritos.

O evento terá início às 8 horas, com a chegada dos participantes programada para as 9 horas. “Na trilha de oito km, haverá um ganho de 420 metros de altimetria. Já na de 15 km, esse ganho sobe para 800 m”, explica Muraro. O encerramento está previsto para as 13 horas.

De acordo com Muraro, o objetivo da “Trail Run” será promover o turismo na região dos Campos Gerais, “destacar os pontos positivos e também promover a saúde e a integração entre as cidades e o bem-estar”. “Hoje, as corridas de rua estão mais ligadas ao turismo do que ao próprio esporte”, explica, lembrando que serão pessoas de quase 20 cidades do estado que estarão vindo para Tibagi. “Não que eles irão fazer turismo num dia, mas irão conhecer a cidade e querer voltar, trazendo a família, com certeza”, aponta.

Muraro lembra que a pousada deverá estar com 100% de ocupação, no dia do evento. “E a gente deve encher a maioria dos hotéis da cidade, sem contar as refeições, os passeios, a prática de rafting e tudo o mais. Então, isso deve movimentar a cidade toda”, afirma.

Retomada

Para o prefeito Artur Butina, o evento será de “grande importância” para Tibagi. “Na realidade, nós teremos a reabertura do turismo do município. Acredito que, com isso, começarão as caminhadas. Temos a oportunidade de reavivar o turismo pós-pandemia, e por isso eu acho de uma importância muito grande a oportunidade de sediar essa corrida”, diz.
O secretário municipal de Turismo, Rhamon Rangel Cottar, vai na mesma toada e ressalta que a “Trail Run” será a retomada de Tibagi para o turismo, “com responsabilidade, com a participação de empresas que tenham o compromisso com questões de saúde e ambientais, porque, afinal de contas, estamos em uma área de proteção”. “Nós sabemos que temos que ter uma preocupação com a documentação, não só para a segurança dos participantes, de todo o ecossistema”, observa.

Na avaliação do secretário, o turismo de eventos – no qual se insere a “Trail Run” – “é um segmento muito importante, hoje, para todas as cidades e para todos os destinos turísticos”. “É uma forma de trazer os turistas à nossa cidade. Eles vêm com um objetivo. Neste caso da ‘Trail Run’, por exemplo, eles não vêm sozinhos. Vêm com a família, com filhos, com a esposa, com o marido, e, com certeza, essas pessoas passam a ter interesse de, no dia seguinte, ou no dia anterior ao próprio evento, visitar a cidade, conhecer o turismo urbano, o turismo religioso, o turismo rural, como da região do Barreiro, onde estão a nossas cachoeiras. Então, é muito importante a Prefeitura apoiar e incentivar o turismo de eventos”, destaca.

Políticas públicas

Para Rhamonn, o objetivo principal do evento é movimentar a injeção de dinheiro na economia da cidade. “Com certeza, vai ter consumo na farmácia, no posto de combustíveis. A cadeia econômica que envolve o turismo, com mais de 50 setores, será beneficiada a partir de um evento como esse”, diz. “Em breve, nós vamos trazer mais novidades para as políticas públicas ligadas ao turismo de eventos”, anuncia.

Divulgação

Guilherme F. De Geus, proprietário da Pousada Fazenda Guartelá, também concorda que o evento será muito importante para Tibagi. “Particularmente, é muito bom porque vai trazer muito mais participação na pousada e vai ajudar a divulgar muito a cidade. A pousada estará lotada de maratonistas e, com isso, podemos divulgar e mostrar o que temos de bom na cidade”, afirma. Na sua avaliação, é necessário que as empresas e a Prefeitura apoiem eventos como esse. “Temos que estar unidos, senão não dá certo. União com todas as pousadas, com todos os hotéis e com a Secretaria de Turismo. Com essa participação, agora, de 500 maratonistas, não virão todos almoçar em Tibagi, mas que venham 50, será muito bom”, observa.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!