Semana do Produtor de Tibagi tem programação definida

Semana do Produtor de Tibagi tem programação definida

Da Assessoria

Tibagi – A Prefeitura de Tibagi, em parceria com o Sindicato Rural do município, promove a segunda edição da Semana do Produtor, que já tem uma extensa programação definida. O evento acontece dos dias 27 a 30 de julho no Sindicato Rural de Tibagi e na Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho.

“Somos o 70º município mais rico do agronegócio brasileiro. Com isso, valorizar e capacitar ainda mais os produtores rurais municipais é um dever da Prefeitura, já que grande parte das nossas riquezas vem do campo”, garante o prefeito Artur Butina.

No dia 27 de julho, a abertura será às 16 horas, com a presença de autoridades. Na sequência, acontecerá a apresentação da primeira palestra com o tema Nota do Produtor Eletrônica, que terá como palestrante convidado o Sr. Oto Sampaio, da Receita Estadual. O tema é de extrema importância para o produtor rural, visto que em breve deixará de existir a nota do produtor em papel, sendo obrigatório a emissão da nota eletrônica para a comercialização dos produtos. Portanto, o produtor rural precisa ficar atento aos prazos legais para a mudança do sistema. No mesmo dia, as 19 horas, será a vez do Instituto Água e Terra (IAT), falar sobre as legislações voltadas a questão de uso da água e das terras.

No dia 28, além das palestras previstas, acontecerá as homenagens aos produtores rurais. Estão previstas, a partir das 19 horas, entrega de certificados a produtores que representam algumas atividades agrícolas, entre elas soja, milho, cevada, trigo, olericultura, pecuária de leite, pecuária de corte, agroindústria, etc.

Dia 29 de julho, a programação terá início às 14 horas, com a apresentação sobre a Legislação da Outorga da Água, que obriga o produtor rural a informar aos órgãos competentes o uso da água em suas propriedades. Para falar sobre o assunto, estará presente a Dra. Carla Becker, da FAEP/SENAR de Curitiba. Neste dia também será tratado sobre Olericultura e Produção de Resina.

No dia 30 será a vez de tratar sobre os Programas do Governo do Estado voltados aos produtores e do Frigorifico Boi Barão, que está se instalando na cidade de Pirai do Sul. Também acontecerão apresentações dos Bancos do Brasil, Sicredi, Caixa Econômica Federal e Bradesco. Durante todos os dias acontecerá a Mostra Rural com a presença de diversas empresas da cidade e da região. As Associações de Produtores de Tibagi e Ventania também estarão presentes. No Palco, apresentações culturais marcaram o evento, que contará com artistas locais. A empresa de cerveja artesanal, da cidade de Castro, Adbier estará presente comercializando seus produtos, assim como a Associação Lar de Nazaré, de Tibagi, também estará comercializando salgados e bebidas.

Com relação aos serviços públicos, as Secretarias Municipais de Finanças; Turismo; Industria, Comércio e Trabalho; e Agricultura estarão oferecendo alguns serviços e atendimentos. A Nota do Produtor também poderá ser emitida durante o evento assim como os demais serviços deste setor.

Para o Presidente do Sindicato, Mauricio Chizini Barreto, o Evento que foi criado em 2021, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal, vem a coroar um trabalho que vem sendo desenvolvido de valorização do Produtor Rural e de destaque do Agro local, que está entre os mais produtivos no estado e do país. Temos um VBP – Valor Bruto de Produção de quase 2 bilhões de reais, estando entre os maiores do estado, que conta com 399 municípios e entre os 100 maiores do país que conta com 5568 municípios brasileiros. Essa união entre a Prefeitura e o Sindicato Rural tem dado bons frutos e ainda tem muito a acontecer nos próximos anos.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

DIA 27 de julho

16 horas – Abertura do Evento.
17 horas – Apresentação Nota Fiscal do Produtor Eletrônica
por Otto Sampaio – Receita Estadual.
19 horas – Informações do Instituto Água e Terra IAT Regional.
20 horas – SANEPAR – lodo agrícola

DIA 28 de julho

15 horas – Apresentação de aplicativo para gerenciamento
de Nota de Produtor Eletrônica NFPe Digital.
16 horas – Apresentação Banco Bradesco.
17 horas – Apresentação ‘Matas Sociais’ com Klabin S.A. e
Sebrae-PR, por Alexandre Danieli.
18 horas – Apresentação Banco do Brasil.
19 horas – Homenagem ao Produtor.

DIA 29 de julho

14 horas – Apresentação Outorga da Água Senar-PR
com Carla Becker.
15 horas Agencia de Turismo.
17 horas – Apresentação Olericultura com
Univ. Est. de Ponta Grossa-UEPG.
18 horas – Apresentação Banco Sicredi.
19 horas – Apresentação Produção de Resinas
com João Souza.
20 horas – Apresentação IDR-PR
Desenvolvimento Regional.

DIA 30 de julho

17 horas – Apresentação da Secretaria de Agricultura Regional de Ponta Grossa
18 horas – Apresentação Caixa Econômica Federal.
19 horas – Apresentação Frigorífico Boi Barão de Piraí do Sul.
20 horas – Encerramento do Evento.

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.