Sebrae/PR completa 52 anos neste dia 05 de julho

Sebrae/PR completa 52 anos neste dia 05 de julho

*Empreendedorismo, marketing, leis e normas estão entre os temas mais procurados

Da Assessoria

Durante os seis primeiros meses de 2024, o Sebrae/PR atendeu 500.357 empresas e empreendedores únicos. Dados divulgados nesta sexta-feira (5) mostram que a instituição alcançou 369.646 pequenos negócios, sendo 210.426 microempreendedores individuais (MEI), 135.409 microempresas (ME), 23.740 empresas de pequeno porte (EPP) e 130.711 empreendedores em busca de informações sobre como abrir um negócio.

Entre os temas mais procurados pelos pequenos negócios estão o marketing (40,54%), leis e normas (28,92%), além de empreendedorismo (24,58%) de modo geral. No recorte por setor, os que mais procuraram por soluções foram Serviços (48,53%), Comércio (31,61%), Indústria (10%) e Construção (9%).

“Já alcançamos os 399 municípios do Paraná com atendimentos, seja de forma presencial ou digital. Um desfecho incentivador, pois, queremos estar em todos os territórios e ao lado de quem empreende. O que hoje celebramos é resultado de uma trajetória de trabalho e compromisso que dividimos com nossa equipe, nosso Conselho Deliberativo, parceiros e clientes”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

Ambiente de negócios
Um dos meios para auxiliar os pequenos negócios é a orientação e garantias para o acesso ao crédito. Apenas em 2024, foram concedidos R$ 236,2 milhões em crédito em 4.598 operações, por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O Sebrae/PR foi avalista de 78,77% desse montante, além de disponibilizar informações sobre o uso consciente do crédito.

Os empreendedores podem garantir até 80% de financiamento junto a uma instituição financeira, com condições específicas por porte empresarial e modalidade de financiamento, além de ter apoio para usar o crédito da melhor forma possível.

Outro ponto de destaque no desenvolvimento do ambiente de negócios é o período necessário para abrir um negócio. Dados de maio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) apontam que o processo de abertura de uma empresa leva cerca de nove horas no Paraná, sendo que em 2023 e 2022 eram 13 horas e 19 horas, respectivamente.

Ao todo, 397 municípios paranaenses integram a Redesim, sistema com abrangência municipal, estadual e nacional que foca na simplificação, desburocratização e redução do tempo e custos.

“Esses resultados são possíveis por conta de um trabalho alinhado. O desenvolvimento do ambiente de negócios é contínuo e envolve parceiros institucionais, públicos e privados. É uma rede de esforço permanente e que impacta de forma direta na vida dos cidadãos”, celebra o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.

Estrutura
O Sebrae possui rede de atendimento por todo o Paraná, de forma presencial em 349 municípios paranaenses. Com sede em Curitiba, a instituição conta com 27 escritórios, 85 Pontos de Atendimento ao Empreendedor (em parceria com associações) e 371 Salas do Empreendedor (em conjunto com prefeituras), além de disponibilizar atendimento e conteúdos digitais, por meio de portal, aplicativo e redes sociais.

“Para que possamos trabalhar a gestão, temos que ser exemplo e ter boas práticas, e todos os colaboradores são fundamentais nesse processo. E essa operação também precisa ser feita pensando de forma sustentável, com a utilização de energias renováveis, por exemplo”, destaca o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto.

Nos seus 52 anos, o Sebrae/PR é uma instituição que atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, articulação pelo ambiente de negócios, educação empreendedora, formação de lideranças, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Os programas e soluções desenvolvidos pelo Sebrae impactam desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

Feira do Empreendedor
Para o próximo semestre, um dos destaques é a Feira do Empreendedor, em Curitiba, com quatro dias de programação, entre 26 e 29 de setembro. O evento do Sebrae/PR é uma celebração do empreendedorismo no Paraná e serve para quem já possui um negócio, deseja começar a empreender ou está em busca de networking e informações sobre o mercado. Em 2023, a Feira atraiu mais de 17 mil participantes.

César Rissete, diretor-técnico, Ercílio Santinoni, presidente do CDE, Vitor Tioqueta, diretor-superintendente, e José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR
Escritório da Regional Centro do Sebrae/PR em Ponta Grossa

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!