Saúde de Tibagi anuncia vacinação gratuita de cães e gatos para toda a população

Saúde de Tibagi anuncia vacinação gratuita de cães e gatos para toda a população

Da Assessoria*

Tibagi – A partir de outubro será disponibiliza a vacinação gratuita de cães e gatos para todos os tutores tibagianos. É o que ficou concretizado pelo Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde do município de Tibagi.

Segundo o médico veterinário ecCoordenador de Controle de Zoonoses, Pedro Teider a raiva é doença fatal transmitida aos humanos pela saliva de mamíferos infectados, tanto domésticos quanto silvestres, através de mordidas, arranhões ou lambidas desses animais em mucosas ou feridas. “A vacinação é a principal forma de prevenção dessa doença. Animais domésticos devem ser vacinados anualmente”, garante.

Para proteger seu pet, agende a vacinação pelo telefone (42) 98811-2644. Aí é só comparecer com o animal na data e hora marcada. O endereço é Rua Frei Gaudêncio, 634 – Tibagi. Já nos distritos será divulgado as datas e locais de vacinação.

A vacinação será liberada por bairros para melhor organização, por isso é necessário ficar atento as redes sociais da Prefeitura de Tibagi para não perder as datas.

O que fazer se um animal me morder?

Caso você seja vítima de mordida ou arranhadura, lave imediatamente a ferida com água corrente e sabão e procure o serviço de saúde para registrar o acidente, mesmo que, de acordo com avaliação do médico ou responsável, não seja necessário receber soro e/ou vacina antirrábica.

Se o acidente acontecer com animais silvestres ou que tenham fugido após o ataque, vá imediatamente ao pronto atendimento! A profilaxia pós-exposição, ou seja, a aplicação de soro e/ou vacina antirrábica nos primeiros dias após o ferimento é capaz de salvar a vida de uma pessoa contaminada.

*Com Redação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!