Reinventar para não deixar o carnaval passar. Documentário ‘além da folia’ é a sugestão em Tibagi

Reinventar para não deixar o carnaval passar. Documentário ‘além da folia’ é a sugestão em Tibagi

Cleucimara Santiago

Tibagi consolidou-se com um dos mais animados e conhecidos carnavais da região dos Campos Gerais, mas, neste ano, em meio a pandemia do Coronavirus e sem poder realizar os tradicionais festejos nas ruas, a cidade reinventou-se para não deixar a data passar em branco.

O ponto facultativo nos dias 15 a 17 de fevereiro foi suspenso, com expediente normal em todos os órgãos da administração municipal. Não tem cortejo, nem confete e serpentina, mas a tradição não será esquecida e muito menos a alegria. Os apaixonados pela folia vão poder matar as saudades de outros carnavais, enquanto reacendem a esperança de que ano que vem, com a chegada da vacina, possam curtir com segurança a festa popular.

A cidade escolheu, justamente a terça-feira de carnaval (16), para através do canal ‘Prefeitura de Tibagi – PR’ no Youtube exibir o documentário ‘Além da Folia’. A obra que destaca o festejo da cultura popular envolvendo valores, tradição e legado da festa centenária, será exibido às 19 horas.

O documentário mostra a história de mais de 100 anos do conturbado e animado Carnaval da cidade de Tibagi. A produção que tem direção de Alorino e Maurício Martins, levanta o questionamento sobre a festa tradicional. Conhecendo a história, relembrando um pouco da magia do samba, foliões estão confiante em criar fantasias e se inspirar para o ano que vem colocar novamente os blocos nas ruas. O endereço para acompanhar é https://youtu.be/76y_QZsr10s

A cidade realiza ainda exposição que comemora os 111 anos do carnaval na cidade. ‘O carnaval não estará nas ruas, mas a tradição está mantida’, conta várias épocas da festa popular em Tibagi, através de imagens expostas no Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior, ao lado do Palácio do Diamante, aberta para visitação todos os dias da semana das 8 às17 horas. Vale conferir!

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!