Prefeitura de Ipiranga declara estado de emergência no município

0 7

Da Redação*

Ipiranga – O prefeito de Ipiranga, Douglas Davi da Cruz, decretou na segunda-feira (30) estado de emergência no município, em decorrência das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias.

Segundo o que consta no documento, ficou decretado situação de emergência por causa das chuvas intensas, que resultaram em inundações, alagamentos, deslizamentos de terra, danos a infraestrutura e ameaça à segurança pública. A cidade ficou parcialmente inundada em alguns pontos, e seus moradores severamente atingidos.

O decreto tem validade de 30 dias e também autoriza a mobilização de todos os órgãos e entidades competentes para atuarem no atendimento às necessidades decorrentes da situação de emergência.
Os órgãos da Administração Direta poderão empregar e ou destinar seus recursos humanos e materiais,
veículos e equipamentos para auxílio nas operações de abastecimento humano e de animais, conforme critérios de conveniência e oportunidade.

Também ficará autorizada a aquisição de bens e contratação de serviços necessários à mitigação dos efeitos da situação de emergência, de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis, além de ficar dispensados licitação os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e obras, bens necessários às atividades de resposta ao desastre relacionadas com a reabilitação do cenário de desastre, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias, contados à partir da caracterização do desastre e sendo vedada a prorrogação dos contratos.

A prefeitura confirmou que autorizou a convocação de voluntários ou a contratação de pessoal terceirizado para reforçar as ações de resposta a situação de emergência, respeitando as normas de segurança e proteção da saúde.

As chuvas que causaram transtornos à toda a população de Ipiranga, incluindo prejuízos na área rural, fizeram com que a prefeitura elaborasse plano especial de apoio às localidades rurais do município. Já a previsão do tempo aponta que as chuvas só vão dar trégua à partir de sexta-feira.

*Com Assessoria

imagem: Assessoria de imprensa da prefeitura

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!