População de Jaguariaíva recebe obra do Parque Linear Leonardo von Linsingen

População de Jaguariaíva recebe obra do Parque Linear Leonardo von Linsingen

Da Assessoria*

No sábado (8), Jaguariaíva comemorou a entrega oficial da revitalização do Parque Linear Leonardo von Linsingen, um dos principais cartões-postais da cidade. A cerimônia contou com a presença da comunidade e autoridades civis e religiosas, incluindo secretários municipais, vereadores e a prefeita Alcione Lemos.

Ao prestar contas do trabalho, a prefeita Alcione lembrou que a reforma do parque atende a um anseio antigo dos jaguariaivenses, representando um marco para o município, que agora conta com um local moderno e seguro para o lazer, convivência, educação ambiental e turismo.

Com extensa área e bastante degradado, o parque recebeu investimentos de quase R$ 3 milhões. As melhorias incluem o recapeamento da entrada, construção de portal, guarita, sanitários e pergolados. Agora, a iluminação é de led e foi fechado os espaços com gradil, garantindo maior segurança para os visitantes, com a presença de guarda patrimonial e vigilância permanente.

Um playground foi instalado para crianças, com destaque para os brinquedos, garantindo diversão também para os cadeirantes. Além disso, o Jardim das Sensações foi criado, com plantio elevado de plantas medicinais e hortaliças, visando a educação ambiental e experiência sensorial. Há também o Jardim do Mel (Espaço Poliniza), visando polinização das espécies e preservação de abelhas sem ferrão.

A lanchonete também foi totalmente revitalizada e será licitada em breve para operação. Outros pontos de reformas e adequações foram o mirante e o lago, que receberam limpeza e uma nova passarela. Todo o parque foi sinalizado, facilitando a orientação dos visitantes.

Os passeios e pista de caminhada ganharam calçamento intertravado e o parquinho tem piso monolítico emborrachado, com amortecimento, para segurança das crianças. Todo o parque foi equipado com mobiliário urbano e lixeiras.

Memorial Bosque da Saudade

Além da revitalização do paisagismo em toda a área do parque, com implantação de arbustos, árvores, grama e flores, em homenagem às vítimas da COVID-19, foi criado o Memorial Bosque da Saudade. O espaço é dedicado à memória de pessoas que se foram durante a pandemia. Esta iniciativa foi realizada em parceria com a Sicredi e Daniel Materiais de Construção, sob indicação do vereador Juninho Pemac. Representando todas as demais famílias que perderam entes durante a pandemia, fizeram o plantio de árvores neste espaço, juntamente com a prefeita Alcione e o vereador Juninho, os jaguariaivenses Dalva Benatto e Daniel Apolônio.

Homenagem

O parque leva o nome do biólogo jaguariaivense Leonardo von Linsingen, falecido precocemente. Sua contribuição para a área ambiental do município é lembrada e honrada com este espaço que agora se torna um símbolo de lazer e preservação para toda a comunidade. Na ocasião, familiares de Linsingen receberam do presidente da Associação Norte Pioneira de Engenheiros Florestais um documento em reconhecimento a atuação do homenageado. Ao final da entrega oficial houve passeio coletivo pelo parque e degustação de quitutes vendidos pela comunidade do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria no espaço da lanchonete.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!