Ponte Preta interditada desde 2022 continua com tráfego de veículos

Ponte Preta interditada desde 2022 continua com tráfego de veículos

Emerson Teixeira

Carambeí – Quem trafega pela Estrada do Catanduvas se depara com uma situação contraditória. Nos fundos da Capela Imaculada Conceição, uma placa sinalizando a interdição da Ponte Preta, localizada na represa de Alagados, na divisa entre os municípios de Ponta Grossa e Carambeí. Mais próximo da ponte, outra placa reforça a advertência, mas ao chegar ao local, o cenário é de livre passagem de veículos.

Interditada oficialmente desde fevereiro de 2022 por apresentar risco de desabamento, a medida foi resultado de uma ação conjunta das prefeituras de Ponta Grossa e Carambeí, após vistoria realizada por técnicos da Defesa Civil e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR). Em setembro de 2023, a Prefeitura de Ponta Grossa emitiu um novo comunicado, reforçando a interdição da ponte e construindo valetas para impedir a passagem de veículos.

No entanto, alguém, ainda não identificado, removeu a interferência, permitindo novamente o tráfego de veículos. A ponte, com sua estrutura comprometida e um formato curvo que indica risco de desabamento, continua sendo usada.

Na época da interdição inicial, a prefeitura de Carambeí declarou que o acordo entre os municípios previa que cada um cuidaria do seu lado da ponte, enquanto Ponta Grossa seria responsável por desenvolver um novo projeto, realizar o processo de licitação e executar as obras de execução. Em 2023, o Governo do Paraná anunciou a liberação de R$ 3 milhões para a realização das obras na Ponte Preta.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Ponta Grossa reforça o alerta para a condição da ponte, que deve ser evitada, conforme já divulgado anteriormente. “A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento informa que o projeto já está pronto e a obra aguarda a liberação ambiental”, informa.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!