Ponta Grossa cria grupamento especializado para segurança no trânsito

Ponta Grossa cria grupamento especializado para segurança no trânsito

Da Redação*

Ponta Grossa- Em uma iniciativa para promover a segurança viária e combater os crimes de trânsito, a Prefeitura de Ponta Grossa emitiu decreto que regulamenta a atuação do Grupamento de Operações de Trânsito Municipal, Especializado no Combate e Prevenção aos Crimes de Trânsito, chamado de Gotram.

O Gotram é uma unidade especializada composta por Agentes Municipais de Trânsito devidamente capacitados e selecionados para enfrentar os desafios relacionados à segurança viária. Seu principal objetivo é garantir um trânsito mais seguro para a população, atuando de forma educativa e ostensiva.

De acordo com o decreto, a grupamento terá diversas atribuições, incluindo a prevenção e repressão de crimes de trânsito, a realização de operações especiais para combater transgressões à legislação e o desenvolvimento de ações educativas para conscientização e prevenção de acidentes. Além disso, deverá colaborar com outras forças de segurança e órgãos competentes em ações conjuntas.

Para garantir a eficácia e a legalidade de suas ações, o grupamento pautará suas atividades pelos princípios da legalidade, proporcionalidade, eficiência e respeito aos direitos fundamentais. Além disso, terá uma identidade visual diferenciada, destacando a especificidade do trabalho realizado.

O ingresso no Gotram será feito por meio de indicação do Superintendente de Trânsito, observadas algumas condições, como estar em conformidade com a legislação municipal, não estar respondendo a inquérito administrativo e passar por uma avaliação psicológica. O número de vagas para o grupamento será estabelecido pela Superintendência de Trânsito, cabendo ao superintendente estabelecer critérios de desempate caso o número de candidatos exceda o número de vagas disponíveis.

Os candidatos aprovados passarão por um programa de formação e treinamento especializado, desenvolvido pelo Centro de Formação da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito. Aqueles que não forem considerados aptos durante o treinamento não poderão integrar o grupo.

*Com Assessoria

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!