Polícia Civil prende suspeito de matar motoboy atraído para emboscada em área rural de Ponta Grossa
Investigação aponta que vítima foi chamada de Curitiba para uma entrega e acabou baleada
Da Redação
Ponta Grossa – Investigação da Polícia Civil do Paraná levou à prisão temporária de um homem suspeito de participação na morte do motoboy Luiz Eduardo Batista Simão, assassinado em 5 de junho deste ano, em uma área rural de Ponta Grossa.
A operação foi realizada pelo setor de homicídios da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, com apoio de equipes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), de Curitiba. Além da prisão, foram cumpridas ordens judiciais de busca e apreensão.
Luiz Eduardo trabalhava como entregador em Curitiba. Segundo a investigação, ele recebeu um chamado para fazer uma entrega em Ponta Grossa e deslocou-se até a região indicada sem saber que, ao chegar ao destino, seria vítima de uma emboscada.
O motoboy foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu.
Desavença comercial teria motivado crime
As diligências realizadas ao longo das últimas semanas apontaram que o homicídio teria sido planejado a partir de um conflito comercial antigo entre a vítima e o investigado.
A apuração policial indica que divergências existentes entre os dois, registradas ao longo dos últimos anos, teriam motivado a articulação do crime.
Para colocar o plano em prática, a vítima teria sido atraída de Curitiba até uma região rural de Ponta Grossa sob o pretexto de realizar uma entrega.
O caso ganhou um segundo componente durante a investigação: a tentativa de direcionar a autoria para outra pessoa.
Polícia diz ter identificado tentativa de incriminar inocente
Segundo a Polícia Civil, após o homicídio foram utilizados dados e documentos de terceiros com a intenção de fazer parecer que outra pessoa estaria envolvida no assassinato.
A estratégia, porém, não se sustentou diante do avanço das diligências.
Os investigadores conseguiram reconstruir parte da preparação da emboscada, identificar ligações entre os envolvidos e chegar ao responsável apontado pela investigação. Um dos elementos considerados relevantes foi o celular utilizado para organizar o encontro com Luiz Eduardo.
O delegado responsável pelo caso, Luís Gustavo Timossi, afirmou que os investigadores conseguiram estabelecer que o aparelho usado na preparação do crime havia sido utilizado na residência do suspeito.
Com o conjunto de elementos reunidos, a Polícia Civil solicitou à Justiça as medidas cautelares que resultaram na prisão temporária e nas buscas realizadas nesta quarta-feira.
Suspeito confessou o crime
Após ser localizado e preso, o investigado foi levado para a unidade policial e prestou depoimento.
Durante a oitiva, segundo a Polícia Civil, ele confessou a participação no homicídio.
A prisão é temporária e o investigado permanece à disposição do Poder Judiciário. A investigação também deverá analisar os demais elementos reunidos durante as buscas e verificar eventual participação de outras pessoas.
O homicídio de Luiz Eduardo Batista Simão ocorreu há pouco mais de dois meses e mobilizou o setor especializado da Polícia Civil em Ponta Grossa. A apuração agora avança com a identificação do suspeito apontado como responsável pelo crime e com o aprofundamento das circunstâncias que envolveram o planejamento da emboscada.