Paraná terá três dias de tempo firme antes de retorno da chuva na quinta-feira

Massa de ar frio e seco mantém o tempo estável até quarta (28); Simepar prevê novas pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões a partir do dia 29.

Da Redação

Curitiba – Após vários dias de chuva, o Paraná deve ter uma sequência de tempo firme entre esta segunda-feira (26) e quarta-feira (28). A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a mudança nas condições do tempo poderá contribuir para a redução do nível dos rios. A chuva deve voltar de forma mais abrangente a partir de quinta-feira (29), com possibilidade de pancadas acompanhadas de trovoadas em todas as regiões do Estado.

Nesta segunda e na terça-feira (27), uma massa de ar frio e seco mantém a chuva afastada da maior parte do Paraná. A exceção é a faixa litorânea, onde ainda podem ocorrer precipitações fracas e isoladas devido à circulação dos ventos vindos do oceano.

O meteorologista do Simepar Paulo Barbieri também prevê a possibilidade de chuva isolada no interior do Estado entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira (28).

Temperaturas sobem gradualmente

O avanço do ar frio provocou temperaturas abaixo dos 10°C no amanhecer desta segunda-feira nas regiões Centro-Sul, Sudoeste e Sul do Paraná. Segundo a previsão, as mínimas devem subir gradualmente na terça e na quarta-feira, aproximando-se ou ultrapassando os 10°C nessas áreas.

Nesta segunda-feira, as temperaturas máximas não devem passar dos 21°C na Região Metropolitana de Curitiba, no Litoral, Centro-Sul, Sudoeste e Sul. No Norte, os termômetros podem chegar a 25°C; no Noroeste, a 24°C; e em cidades do Oeste, a 23°C.

Na terça-feira (27), as máximas podem alcançar 26°C no Oeste, 25°C no Noroeste e 24°C no Sudoeste. Nas demais regiões, a previsão é de temperaturas semelhantes às registradas na segunda-feira.

Para quarta-feira (28), o Simepar prevê máximas de 27°C no Oeste, 26°C no Norte e Noroeste e 25°C no Sudoeste e nos Campos Gerais. No Centro-Sul e Sul, as temperaturas podem chegar a 24°C, enquanto no Litoral a máxima prevista é de 23°C. Em Curitiba, deve permanecer próxima dos 21°C.

Chuva retorna a partir de quinta-feira

A mudança mais significativa está prevista para quinta-feira (29). De acordo com Paulo Barbieri, um sistema de baixa pressão deve se intensificar sobre o Paraguai, favorecendo a entrada de umidade e calor vindos do Norte do Brasil.

Com isso, áreas de instabilidade devem avançar sobre o Paraná, provocando pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em todas as regiões ao longo do dia.

Com o enfraquecimento da massa de ar frio, as temperaturas mínimas devem ficar acima dos 14°C em todo o Estado, podendo se aproximar dos 20°C no Oeste. Mesmo com o aumento das temperaturas mínimas, as máximas não devem ultrapassar os 22°C na quinta-feira, devido à nebulosidade e à chuva.

A previsão do Simepar indica que as precipitações devem continuar durante o próximo fim de semana na maior parte do Paraná.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.