“O Quebra-Nozes” e nova exposição no Alfredo Andersen marcam a agenda cultural

“O Quebra-Nozes” e nova exposição no Alfredo Andersen marcam a agenda cultural

AEN

A Agência Estadual de Notícias reúne, toda sexta-feira, os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. O destaque da semana é o clássico conto natalino “O Quebra-Nozes”, estrela no palco do Guairão com uma montagem emocionante que reúne pela primeira vez todos os corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra. Os ingressos já estão esgotados.

O espírito natalino também alcança a Biblioteca Pública do Paraná, que recebe um recital de Natal com Inácio Wildt e o coral Schola Cantorum São Pio, na manhã de sábado (16), e o Coral de Natal da OAB na segunda (18). No meio digital, a Biblioteca publica a última edição do ano do Jornal Cândido, de nº 145, que entra no ar na próxima quarta (20).

No sábado (16), o Museu Casa Alfredo Andersen abre a mostra “Apresentando os Gêneros da Pintura pelas Obras dos alunos de Alfredo Andersen”, apresentando a influência do pintor sobre gerações de artistas paranaenses.

Confira a programação completa:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (BPP)

Literatura – Lançamento do livro “Quebra de decoro parlamentar: atuação do STF frente aos casos da esfera federal de 1988 a 2023”. Bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Erick Kiyoshi Nakamura. Dia 15 de dezembro, às 17 horas, no Hall Térreo.

Recital de Natal – Com Inácio Wildt e o coral Schola Cantorum São Pio. Dia 16 de dezembro, às 11h30, no Auditório.

Coral de Natal da OAB – Apresentação do Coral de Natal da Ordem dos Advogados do Brasil. Dia 18 de dezembro, às 18 horas, no Hall Térreo.

Jornal Cândido – O lançamento da edição nº 145 do Jornal Cândido, de dezembro de 2023, está marcado para a próxima quarta (20). A partir desta data, o periódico estará disponível online, no link www.bpp.pr.gov.br/Candido.

Seção Infantil

Cine Pipoca – Exibição do filme “Grinch”, com distribuição de pipoca para o público. Dia 15 de dezembro, às 14h30, no Auditório.

Hora do conto – Sessões diárias de contação de histórias, seguidas de atividades sobre os temas apresentados. De segunda a sexta, às 11 e 15 horas (com exceção da tarde do dia 15) e aos sábados, às 11 horas, na Seção Infantil.

Seção Braille

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Os títulos disponíveis neste mês são “As estrelas de Natal”, adaptação do conto de Alessandra Klein e Karin Strobel, e “A missa do galo”, adaptação do conto de Machado de Assis. Filmes somente com Libras. Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985.

Exposições

“Livro Branco” – Mostra de Iriana Vezzani. Até dia 16 de dezembro, no hall do 2º andar.

“Lindas Flores, simplesmente lindas!” – Fotografias de José Paiva realizadas durante os últimos 10 anos. Até 16 de dezembro, no hall térreo.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN – MCAA

Nova exposição

Neste sábado (16), às 10h30, o Museu Casa Alfredo Andersen abre a exposição “Apresentando os Gêneros da Pintura pelas obras dos alunos de Alfredo Andersen”, mostra que apresenta a influência de Andersen sobre gerações de artistas paranaenses.

Com curadoria da professora e pesquisadora Rosemeire Odahara, a exposição está estruturada em alguns gêneros de pintura ocidental, comparando o seu conteúdo a uma aula de Arte.

Entre os discípulos de Andersen abordados nesta mostra estão Theodoro De Bona, José Daros, Rodolpho Doubek, Raimundo Lewin Jaskulski, Maria Amélia D’Assumpção, Waldemar Curt Fre Andesleben e Thorstein Andersen, filho mais velho do pintor.

Lançamento

Acompanha a abertura da exposição “Apresentando os Gêneros da Pintura pelas obras de alunos de Alfredo Andersen” o lançamento do livro “75 BELAS – Escola de Música e Belas Artes do Paraná: 75 anos de arte paranaense”, de Fabrício Vaz Nunes, Juliane Fuganti e Maria José Justino. Ele foi publicado com o objetivo de democratizar o conhecimento, servindo de referência para as futuras gerações entusiastas do ensino e da história da arte no Paraná.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – MIS-PR

Quarta Musical

Toda quarta-feira, às 18h, o projeto Tons Vizinhos leva música de qualidade ao MIS-PR, em parceria com a Unespar. A próxima apresentação acontece em 20 de dezembro, marcando o último concerto da temporada de 2023. Apresentam-se Samuel Baltazar Strapasson na guitarra; Reinaldo Soares Guimarães Neto e Lucas Ramos Bueno nos trompetes; Ronald Gomes Kubis no saxofone; Jean Pscheidt na bateria e Rodrigo Marques no contrabaixo elétrico.

“Lina Faria – Passando a limpo”

Até quarta (20), o público pode conferir a exposição “Lina Faria – Passando a limpo”, na Sala Adalice Araújo. O espaço cultural entra em recesso de 21 de dezembro de 2023 até 2 de janeiro de 2024. Visitação de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

MUSEU PARANAENSE – MUPA

Trinca de novidades

Os visitantes do MUPA já podem conferir três novidades do museu: a instalação interativa “Encontros”; a mostra “Objeto Sujeito” com participação de 12 artistas nacionais que conectam tradição e arte moderna; além de “Mau na Língua”, mostra individual, inédita e de curta duração do artista mineiro Davi de Jesus do Nascimento.

MUSEU OSCAR NIEMEYER – MON

Últimos dias

O vão livre do MON abriga até 17 de dezembro a mostra fotográfica “Feminicídio: Um Crime contra a Equidade”, inaugurada como parte das atividades que marcam o encerramento da primeira etapa da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, ação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), voltada a políticas públicas para mulheres paranaenses.

Em parceria com o Instituto Virada Feminina, a exposição traz recortes de matérias de jornais que abordam casos de feminicídios no país, inclusive crimes de grande repercussão nacional, buscando sensibilizar e conscientizar sobre essa problemática social, revelando a dor e as histórias das mulheres vítimas de violência.

Além disso, todas as exposições em cartazes prometem atrair grande público perto do Natal, como “Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos, “África – Diálogos com o Contemporâneo”, e “Serguei Eisenstein e o Mundo”, sobre o cineasta russo.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA

Guairão

“O Quebra-Nozes” – Pela primeira vez, todos os corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 15 e 20 de dezembro. Ao todo, são mais de 200 profissionais, entre os artistas e a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. Ingressos esgotados.

Miniauditório

“Ahosis: As Guardiãs” – Dança e teatro se encontram no espetáculo “Ahosis: As Guardiãs”, que homenageia a força feminina. O projeto é uma ação afirmativa para o protagonismo de artistas imigrantes africanos e brasileiros pretos. As apresentações vão até 17 de dezembro no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). Os ingressos custam R$ 20..

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel – Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!