Moradores de Jaguariaíva e Sengés estão preocupados com a construção de praça de pedágio entre as duas cidades

Moradores de Jaguariaíva e Sengés estão preocupados com a construção de praça de pedágio entre as duas cidades

Emerson Teixeira

Jaguariaíva – Se por um lado o Governo do Paraná comemora a proximidade da abertura dos envelopes do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná, programado para sexta-feira (25), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube. Por outro lado, moradores de Jaguariaíva e Sengés estão preocupados com a construção de uma nova praça de pedágio entre as cidades, previsto no pacote de obras do Lote 2.

Apesar da abertura do Lote 2, que contempla a PR 151 e a PR 239 que cortam os municípios envolvidos na polêmica, ser apenas no final de setembro, lideranças locais tem se movimentado na tentativa de mudar essa realidade. Uma das vozes que levantaram a questão é o vereador de Jaguariaíva e presidente da Associação das Câmaras Municipais dos Campos Gerais (Ascamp), Juninho Pemac.

Ele conta que já conversou informalmente com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), Sandro Alex, e deve agendar para os próximos dias uma visita oficial a SEIL para protocolar oficialmente o pedido da mudança do local que será construída a praça de pedágio. A sugestão apresentada pelas lideranças locais é construir a praça de pedágio na PR 239, entre os municípios de Sengés e Itararé.

“Outros vereadores aqui de Jaguariaíva já receberam o mesmo questionamento de pessoas que trabalham aqui no município e em Sengés, tem a questão comercial, mas principalmente dos trabalhadores, que diariamente se deslocam de uma cidade para outra, o custo com uma praça de pedágio vai aumentar”, relata. Juninho ressaltou que esse tema também será debatido na próxima reunião da Ascamp, prevista para ocorrer no final de agosto no município de Ipiranga.

Leilão
A concorrência do Lote 1 está marcada para as 14h do dia 25 de agosto na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube. O edital, publicado pela ANTT no dia 12 de maio, prevê que as propostas sejam entregues no dia 21 de agosto, junto com toda a documentação necessária, e uma sessão pública para a apresentação e disputa de preços. A homologação do resultado acontecerá no dia 27 de outubro, com assinatura do contrato com o vencedor devendo ocorrer até o dia 29 de dezembro. Poderão participar empresas brasileiras ou estrangeiras, de forma individual ou consorciadas.
O lote engloba 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná. A empresa ou consórcio vencedor deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Entre terça-feira (15) e sexta-feira (18), a Agência Estadual de Notícias (AEN) vai detalhar as principais obras de todos os trechos contemplados.

Os contratos preveem que as principais intervenções sejam executadas nos primeiros anos dos 30 de vigência do contrato. A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.

Segundo o edital do Lote 1, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.

Entre as obras incluídas está a duplicação completa de 157 quilômetros da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, que fica em Prudentópolis; a duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; a duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa; a duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; a duplicação do Contorno Norte de Curitiba; a instalação de faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e a Sprea (entroncamento da BR-277 com a BR-376), além de faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.

O lote terá cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277).

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!