Mais consumidores devem presentear no Dia dos Pais deste ano, no comparativo com 2020

Mais consumidores devem presentear no Dia dos Pais deste ano, no comparativo com 2020

Luana Dias

De acordo com pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, mais consumidores estão dispostos a presentear no Dia dos Pais que se comemora neste domingo (8) – 62% contra 47% do ano passado – o que indica uma retomada do varejo com a data.

Em Castro, a movimentação nas lojas do centro da cidade registrada na sexta-feira (6), véspera do Dia dos Pais, indica justamente que a data trará resultados positivos para os comerciantes. A reportagem acompanhou alguns consumidores, que faziam pesquisa de preços para a escolha do presente. Entre eles foi possível constatar que, a maioria daqueles que irão presentear no domingo, estão à procura de preços baixos, e em busca de promoções e condições de pagamento atraentes.

Entre as preferências dos castrenses, na hora da compra do presente, confecções, calçados, cosméticos e eletroeletrônicos aparecem no topo da lista. Mas também há quem se baseie em necessidades atuais do pai, para fazer a compra. Por exemplo, um relógio novo, a revisão do carro, entre outros itens citados.

Preferências e determinações gerais

Mesmo com a alta na intenção de consumo, apontada pela pesquisa, 69% dos consumidores entrevistados afirmam pretender gastar a mesma quantia ou menos neste ano, em relação a 2020. O ticket médio verificado pelo levantamento da Boa Vista gira em torno de R$ 137,00, enquanto que no ano passado era de R$ 173,00.

“A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus ainda reflete no consumo das famílias. A intenção de gastar menos neste Dia dos Pais muito provavelmente se dá pelo fato de haver um índice alto de desemprego, com redução dos rendimentos e uma incerteza ainda muito grande, além da alta dos preços”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

A análise é corroborada pela pesquisa, na qual 53% dos participantes dizem pretender gastar menos do que no ano passado devido à falta e trabalho. Esse fator era apontado por 31% em 2020. A alta nos preços foi a justificativa mencionada por 32% na pesquisa deste ano, contra 46% no ano anterior.

Entre os tipos de presente mais procurados, os consumidores ouvidos pela Boa Vista apontam preferência por itens de vestuário e calçados, indicados por 39% deles (45% em 2020), seguidos por acessórios (23% em 2021 e 17% em 2020) e itens de perfumaria e cosméticos (14% em 2021 e 16% em 2020).

Para 30% dos consumidores, o fator preço continua sendo o mais determinante para a escolha do presente. Na pesquisa do ano passado, havia sido apontado por 34% deles. A necessidade é a segunda variável mais mencionada, considerada por 20% no levantamento deste ano contra 21% em 2020. Vêm ganhando força na influência para a decisão o atendimento oferecido pelas empresas (19% em 2021 ante 13% em 2020) e a qualidade e a marca, mencionadas por 15% dos entrevistados neste ano e 11% no ano passado.

Movidos pela intenção de presentear no Dias dos Pais, a maioria dos consumidores (63% em 2021 ante 49% em 2020) também demonstra maior disposição para realizar as compras presencialmente. Apenas 37% afirmam pretender comprar por meio de e-commerce neste ano, enquanto que em 2020 eram 51%.

Daqueles que preferem ir às ruas neste ano, 19% afirmam que irão às lojas de rua (22% em 2020), 30% a shoppings centers (20% em 2020), 8% a magazines (6% em 2020) e 6% a supermercados (1% em 2020).

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, entre 08 e 30 de junho. Contou com a participação de aproximadamente mil consumidores de todas as classes sociais e regiões do país, inclusive aqueles que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista (www.consumidorpositivo.com.br). A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

Com Assessoria

Redação Página 1

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