Justiça autoriza que Ponta Grossa contrate médicos estrangeiros sem o Revalida

Justiça autoriza que Ponta Grossa contrate médicos estrangeiros sem o Revalida

Sandro Adriano Carrilho

Ponta Grossa – A notícia de que a Prefeitura de Ponta Grossa foi autorizada pela Justiça Federal à contratar médicos estrangeiros com diploma, sem o Revalida, foi condenada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que vai recorrer da decisão. A justificativa da prefeitura, segundo reportagem que foi ao ar nesta quarta-feira (31), pelo Jornal Hoje (JH), da Rede Globo, vem pelo fato do município não conseguir contratar médicos, e porque 20% do quadro existente estaria afastado.

Esses novos médicos, continua a justificativa, trabalhariam nos cuidados que oferecessem menos complexidade, deixando que os profissionais brasileiros atuem mais na linha de frente contra a Covid-19.
Na decisão Inédita, em caráter liminar, abre precedentes para que outros municípios brasileiros façam o mesmo. Esses médicos seriam contratados emergencialmente, e pelo período máximo de 6 meses.

Decisão

Antônio César Bochenek, juíz da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, afirmou ao G1 que a exceção foi permitida diante da dificuldade para o município encontrar médicos para atenderem os programas básicos de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus, e pela exaustão do sistema de saúde.

O que é o Revalida

Criado em 2011 pelo governo federal para reconhecer os diplomas de médicos que realizaram a graduação fora do Brasil, o Revalida é documento exigido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) para que esses profissionais possam atuar no país.

Imagem: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!