Jaguariaíva recebe prêmio pelo “Relato de experiência de manobra no desengasgo” após capacitação do PlanificaSUS

Jaguariaíva recebe prêmio pelo “Relato de experiência de manobra no desengasgo” após capacitação do PlanificaSUS

Da Assessoria

Jaguariaíva– A 3ª Regional de Saúde recebeu premiação pelo trabalho realizado por Jaguariaíva, intitulado “Relato de experiência: realização de manobra de desengasgo após capacitação do PlanificaSUS. O prêmio foi entregue durante o 2º Encontro Estadual do Planificasus Paraná, realizado em Foz do Iguaçu. Presente no evento, a secretária municipal de Saúde, enfermeira Amália Cristina Alves comemorou a premiação.

O trabalho foi realizado pela equipe laboratório da UBS Dr. Américo Faustino de Carvalho, de autoria do Agente de Saúde Nycollas Negretti Mandro, coordenado pela enfermeira Fábia Cristiane Aranda, como tutora e responsáveis técnicas a cirurgiã-dentista Caroline Stalhschmidt e a enfermeira Anelise Juliani dos Santos. O eixo escolhido para o desenvolvimento do tema foi: Atuação do ACS e ACE no processo de implementação do PlanificaSUS Paraná.

Segundo o relato do ACS Nycollas, “logo após o curso de 1º Socorros, do PlanificaSUS, realizado no município, onde foi trabalhado na prática os temas de manejo das vias aéreas e as manobras de desengasgo em adultos e crianças, tive a oportunidade de colocar em pratica o conhecimento adquirido quando me deparei com uma emergência, durante meu trabalho de rotina, ao encontrar uma mãe desesperada, pedindo ajuda para sua bebê engasgada, “já com a boca roxa e olhos saltados”, lembrei-me do treinamento e imediatamente realizei todas as manobras necessárias naquela situação, até a criança “retornar”, e ser encaminhada ao hospital”.

Diante do relato e da premiação, a prefeita Alcione Lemos manifestou alegria e orgulho pelo trabalho realizado pela equipe, dentro da sua administração. “Nossa saúde tem sido destaque através de exemplos positivos de gestão, seja no atendimento, aplicação de recursos e metas alcançadas. O treinamento e o comprometimento dos profissionais resultaram nesta bela ação”, disse a Prefeita.

Para a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, “essa premiação nada mais é que a representatividade de todo o trabalho desenvolvido pela nossa Atenção Primária à Saúde, com responsabilidade e humanização nos atendimentos, bem como a importância dos investimentos feitos pelo melhor para todos”.  

A premiação ocorreu diante da participação dos 399 municípios paranaenses, o que demonstra a grandiosidade do trabalho premiado levando o nome da Semus e da Prefeitura de Jaguariaíva a todo estado do Paraná.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!