Instalado primeiro pilar do forno da fábrica de vidros

Instalado primeiro pilar do forno da fábrica de vidros

Emerson Teixeira

Carambeí – Quem passa pela rodovia PR-151, sentido Carambeí a Ponta Grossa já pode observar o avanço das obras da fábrica de vidros da Ambev, a Vidros Paraná. Os funcionários comemoraram nesta quinta-feira (20), em uma publicação no perfil oficial da nova unidade, o @vidros_pr, a instalação do primeiro pilar do forno.

“Registrando mais um dia histórico para gente. Ontem, dia 19, fizemos a instalação do primeiro pilar do forno. Mais um trabalho realizado com zero acidentes e com toda dedicação do nosso time de projetos e da Brasil ao Cubo”, cita a publicação que faz referencia a empresa responsável pela civil da obra. “Nós contratamos o que chamamos de pacotes. Pacote terraplanagem, pacote civil, por exemplo, a terraplanagem contratamos a [empreiteira] Antonio Moro. Aí eles fazem todas as contratações”, explica o gerente fabril da unidade, Sandro Reis.

Na semana passada o canteiro de obras passou a dividir o movimento do maquinário que executa a terraplanagem com os equipamentos da empreiteira responsável pela concretagem das edificações, com destaque para a Batch Plant, onde inicia todo o processo de fabricação. É o local que recebe a matéria prima para a fabricação do vidro e também onde serão dosados para os lotes de produção.

Quando a fábrica entrar em operação, será nesse local que os produtos chegarão a granel como: areia, caco de vidro, carbonato de sódio, calcário, e alguns outros ingredientes menores usados para alterar propriedades física do vidro. A mistura desses ingredientes no batch é fundamental para a qualidade do vidro. Após a mistura dos ingredientes que formam o vidro, eles vão para a próxima etapa da produção que é o forno.

Vidros Paraná

A nova fábrica de vidros da Ambev – Vidros Paraná -, localizada as margens da Rodovia PR-151, no início da Estrada do Areião, já gera em torno de 200 empregos e com o pico da obra a expectativa é que esse número dobre. “Dos trabalhadores contratados, 75% são oriundos de Carambeí e Ponta Grossa, os outros 25% dos colaboradores vieram de diferentes estados”, conta o gerente.

A previsão inicial é que a Ambev deva investir cerca de R$ 870 milhões na nova indústria. O anúncio do projeto foi realizado em junho de 2022 e integra o Programa Paraná Competitivo do Governo do Estado. A partir do início da operação, projetada para ocorrer em 2025, serão entre 300 e 400 postos diretos.

A planta industrial vai produzir garrafas a partir da reciclagem de cacos recolhidos, fruto de parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas da região. Serão produzidas garrafas dos tipos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro para diversos rótulos da empresa, como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten. A capacidade produtiva é de até 500 milhões de garrafas por ano, dependendo do tipo. A fábrica vai abastecer cervejarias do Paraná e de diversos outros estados.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!