IBGE prorroga mais uma vez a coleta de dados do Censo Demográfico

IBGE prorroga mais uma vez a coleta de dados do Censo Demográfico

Emerson Teixeira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nova prorrogação na apuração e coleta de campo do Censo Demográfico 2022, agora até 28 de maio. Com isso a divulgação dos primeiros resultados também foi adiada mais uma vez, e a previsão é que ocorra no dia 28 de junho. No comunicado emitido pelo IBGE a decisão da prorrogação segue recomendação unânime da Comissão Consultiva do Censo.
Os coordenadores de área visitaram nas últimas semanas prefeituras da região com apresentação de dados prévios coletados nos municípios.

Em Carambeí, um dos municípios que mais cresceram segundo os dados do Censo 2022, a prévia aponta para crescimento populacional de mais de 18%. “Tivemos bastante dificuldade em coletar informações por resistência da população, em relação a 2010. As áreas com maior resistência são condomínios e vilas de alto padrão. Em Carambeí tivemos 48 recusas e 142 domicílios que não foi possível encontrar ninguém em casa. Em relação a outros municípios como Castro, Palmeira e Ponta Grossa, Carambeí teve poucos casos de não coleta”, relata a coordenadora de área do Censo, Elizabete Rocha Cogo.

Na região atendida por Elizabete, um município que foi na contramão de Carambeí e encolheu foi Porto Amazonas que amarga um recuo na população de 12%. “O IBGE apenas coleta e divulga dados, não fazemos interpretação. Mas as causas do “encolhimento” de município ou é por baixa natalidade em relação a mortalidade ou por perda de habitantes devido a migração. Um fenômeno percebido em Porto Amazonas foi a diminuição drástica da população rural e um alto número de domicílios de uso ocasional, que são utilizados esporadicamente por motivo de recreação, trabalho ou estudo”, explica.

Cidades

A população castrense teve crescimento de cerca de 7% nos últimos 10 anos e tem hoje 72.125 habitantes. Já a maior cidade dos Campos Gerais teve um crescimento populacional superior a população de Castro em número de habitantes, salto em 10 anos de quase 80 mil novos moradores em Ponta Grossa, alcançando aproximadamente 391 mil habitantes, hoje quarta cidade mais populosa do Paraná.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!