Grupo Reviver realiza Projeto Livraria Solidária

Grupo Reviver realiza Projeto Livraria Solidária

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa – Um projeto inovador, criado pelo Grupo Reviver em Ponta Grossa, proporciona as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social atendidas pela instituição a oportunidade de escolher o próprio material escolar e pagar com uma moeda fictícia.

A finalidade é arrecadar materiais, como cadernos, caixas de giz de cera e de lápis de cor, canetas, estojos escolares, mochilas, réguas, tesouras sem ponta, tubos de cola, canetinhas, dicionários da língua portuguesa, folhas de papel sulfite A4, cartolinas, livros juvenis, literaturas, etc. Máscaras e álcool em gel também fazem parte das listas de materiais, e são aceitos itens novos ou usados, desde que em bom estado.

O Sesc Ponta Grossa repassou a instituição materiais arrecadados, e os clubes de Rotarys de Ponta Grossa Vila Velha e Lagoa Dourada participaram da iniciativa doando materiais através da Fundação Educacional Júlio Moreira.

Para a entrega aos estudantes, o Reviver criou a Livraria Solidária que se assemelha a uma livraria convencional, com diversidade de produtos escolares e todos com um valor fictício. Cada criança/adolescente recebe uma certa quantia de “dinheirinho” e pode escolher o seu material e “comprar” o que desejar.

“Muitas de nossas crianças/adolescentes nunca tiveram a oportunidade de ir a uma livraria e escolher o próprio material. O projeto visa diminuir e evasão escolar que, em muitas vezes, é acentuada pela dificuldade de recursos para comprar os materiais escolares. Escolher uma capa do caderno do gosto delas é um incentivo e também tem o lado lúdico, pois terão que pensar, calcular com o valor que tem para efetuarem as suas compras, uma verdadeira aula de educação financeira”, destaca Camila Sviech, assistente social da instituição.

A livraria solidária foi aberta na sexta-feira (11), na sede da instituição, e permanece durante o mês de fevereiro. O projeto é contínuo, durante o ano todo, com o Reviver recebendo doações de materiais escolares que serão disponibilizados para as crianças e adolescentes a medida que necessário.
As doações de materiais podem ser feitas diretamente na sede da instituição, localizada a rua Admar Horn em frente ao número 30, Vila Liane – Ponta Grossa. Mais informações (42) 3238 4158.

Sobre o Reviver  

A Associação Reviver é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1995, de caráter sócio assistencial. Presta atendimento aos portadores do vírus do HIV e crianças e adolescentes entre 06 a 17 anos, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, sendo caracterizado, portanto, como um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e adultos vivendo e convivendo com HIV e seus familiares.  

No setor voltado às ações para pessoas vivendo com HIV e sua família, a entidade oferece uma série de serviços de caráter sócio assistencial, como grupo de apoio, reuniões com temáticas diversificadas (prevenção, adesão, características do vírus, autocuidado, saúde mental, entre outros), oficinas de artesanato, atendimentos de ordem de busca de garantia de direitos e, quando necessário, a realização de encaminhamentos e mobilização da rede, entre outros. O objetivo é promover, tanto em âmbito grupal quanto individual, a promoção da saúde física e mental, a qualidade de reinserção social e convívio comunitário, bem como a emancipação dos sujeitos na sociedade.  

No setor de convivência e fortalecimento de vínculos voltado a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, os trabalhos se desenvolvem em caráter diário (à exceção dos finais de semana). O trabalho é desenvolvido em grupos, selecionados por faixas etárias, onde são desenvolvidas atividades diversificadas como oficinas de artesanato, recreação e dança, música, além de temáticas e metodologias de trabalho variadas ministradas por orientadoras sociais e atividades lúdicas, interativas e de lazer.  

Dá-se também a realização de atendimentos em caráter individual, familiar e grupal, com a possibilidade de visitas à residência e/ou escola (de acordo com a particularidade de cada caso), atendimento sócio assistencial e psicológico, acompanhamento junto a unidades de saúde e a integração com outros serviços e órgãos da rede sócio assistencial e de proteção dos direitos da criança e do adolescente, entre outros. O objetivo é estimular o desenvolvimento psicossocial, a qualidade de convivência familiar e comunitária, a permanência na rede de ensino (e atenção à qualidade com que prestam a mesma), a defesa dos direitos da criança e adolescente e, em suma, o desenvolvimento de estratégias de protagonismo no enfrentamento às condições de risco e vulnerabilidade social. Ademais o Grupo Reviver oferece ainda café da manhã, almoço e lanche da tarde. O Reviver distribui cerca de 75 cestas básicas por mês para as famílias atendidas pela instituição. 

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!