Furto de tampas de bueiros oferece risco de acidentes

Furto de tampas de bueiros oferece risco de acidentes

Emerson Teixeira

Carambeí – Uma imagem publicada em grupo de WhatsApp da cidade chamou a atenção para uma situação que parecia ser um caso isolado, mas não é a primeira vez que acontece – o registro de um terceiro caso, no período de um ano, de furto de uma grelha de ferro no mesmo local. Ela serve de proteção do bueiro, que escoa água da chuva para as galerias pluviais.

O caso foi registrado na Rua das Águas Marinhas, próximo ao ponto de ônibus utilizado pela linha do metropolitano. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Luiz Carlos Pestana, relata que em outros pontos da cidade já foi necessário substituir grelhas devido aos furtos. “É uma peça pesada, grande, nós tínhamos fixado bem, colocado massa asfáltica, e mesmo assim quebraram e levaram. Não só nas Águas Marinhas, como na Rua Ouro Preto e em mais ruas da cidade, infelizmente já aconteceu mais de uma vez. Por exemplo, no mês de outubro, em um final de semana, roubaram em três locais”, descreve.

De acordo com Pestana, na Rua das Águas Marinhas será instalada uma grelha de concreto, “não é a mais indicada, mas é uma medida para desestimular o furto”. A Prefeitura de Carambeí registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil. “Não teríamos que ter a necessidade de fazer esse tipo de conscientização, mas, infelizmente, poucas pessoas cometem esse tipo de delito que pode prejudicar muitas pessoas”, acrescenta.

As grelhas são furtadas para serem revendidas como sucata em empresas de ferro-velho. O furto desse tipo de material é considerado crime contra o patrimônio público. De acordo com o Código Penal, se alguma empresa ou pessoa física comprar material furtado estará cometendo o crime de receptação. O delito é passível de prisão de 2 a 8 anos, além de multa. O morador que flagrar alguém danificando ou furtando a peça pode fazer a denúncia a Policia Militar, no telefone 190.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!