Festa da Santinha acontece neste final de semana em Tibagi

Festa da Santinha acontece neste final de semana em Tibagi

Da Assessoria

Tibagi – A Prefeitura de Tibagi informa que a tradicional festa religiosa da Santinha, ou Santa Pastorinha, já definiu sua programação para o ano de 2022. Ela será realizada em três dias, do dia 24 de julho (domingo) até 26 de julho (terça-feira), data em que é comemorado o dia da Santinha.

De acordo com Roberto Betim, organizador da festa neste ano, a entrada para a festa será totalmente gratuita e os fiéis terão à disposição praça de alimentação, barracas diversas com a comercialização de produtos e também parque infantil.

No primeiro dia de festa, domingo (24), a partir das 22 horas, quem comanda o baile é o grupo Galera do Balanço. Na segunda-feira (25), o baile no mesmo horário fica por conta do grupo Herdeiros da Tradição.

Já no dia da Santinha, terça-feira (26), feriado municipal em Tibagi, a programação começa às 7 horas com a alvorada festiva. A tradicional missa da Santinha será realizada às 10 horas. Na sequência, às 12 horas, é a hora da churrascada. Por fim, a partir das 14 horas, quem anima a matinê é o grupo Comando Gaúcho.

Santa Pastorinha

Uma imagem de louça com cinco centímetros atrai milhares de fiéis de várias partes do Brasil a uma pequena capela no interior de Tibagi. A ‘Santinha’ recebe duas denominações sendo conhecida como Santa Pastorina ou Castorina e sua história está ligada à tradição de fé do povo tibagiano.
 

A Festa da Santinha é um evento tradicional e uma festa oficial em Tibagi comemorado no dia 26 de julho, no mesmo dia da Padroeira de Ponta Grossa e Castro, Sant’Ana. A data é um momento de peregrinação para devotos que a ela atribuem milagres. A pequena imagem da Santinha teria sido trazida de Castro no início do século passado e que, por isso, justifica o nome de Castorina.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!