Espaço Energia da Copel terá oficinas especiais indígenas na Primavera dos Museus

Espaço Energia da Copel terá oficinas especiais indígenas na Primavera dos Museus

AEN

Estão abertas as inscrições para duas oficinas gratuitas de arte indígena que serão promovidas pelo Espaço Energia Museu Copel no sábado (23). A programação faz parte do evento nacional Primavera dos Museus, organizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

As oficinas serão coordenadas pela artesã e educadora Camila Mig Sá dos Santos da Silva, conhecida como Camila Kaingang. Ela é acadêmica do curso de Ciências Sociais da UFPR e oferecerá ao público a oportunidade de confeccionar seu próprio objeto e levar para casa. O primeiro horário será dedicado a profissionais da educação, e o segundo, a crianças.

Camila tem se destacado como liderança feminina na valorização da cultura Kaingang, no Paraná. Em 2022, ela foi uma das profissionais selecionadas para a curadoria de uma mostra no Museu Paranaense, com o objetivo de incluir no acervo da instituição a memória e cultura dos povos originários deste território.

De acordo com a coordenadora do Espaço Energia, Adriana Nardelli Rosi, os encontros serão uma oportunidade única para o intercâmbio de ideias. “Acreditamos que as memórias dos povos indígenas são essenciais para preservar suas culturas, línguas e conhecimentos ancestrais. Por isso escolhemos trabalhar com duas oficinas de arte indígena, valorizando este trabalho”, diz a pedagoga.

O tema escolhido pelo Ibram para esta 17ª edição da Primavera dos Museus é “Memórias e democracia: pessoas LGBT, indígenas e quilombolas”. A temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!