Espaço Energia da Copel terá oficinas especiais indígenas na Primavera dos Museus

0 7

AEN

Estão abertas as inscrições para duas oficinas gratuitas de arte indígena que serão promovidas pelo Espaço Energia Museu Copel no sábado (23). A programação faz parte do evento nacional Primavera dos Museus, organizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

As oficinas serão coordenadas pela artesã e educadora Camila Mig Sá dos Santos da Silva, conhecida como Camila Kaingang. Ela é acadêmica do curso de Ciências Sociais da UFPR e oferecerá ao público a oportunidade de confeccionar seu próprio objeto e levar para casa. O primeiro horário será dedicado a profissionais da educação, e o segundo, a crianças.

Camila tem se destacado como liderança feminina na valorização da cultura Kaingang, no Paraná. Em 2022, ela foi uma das profissionais selecionadas para a curadoria de uma mostra no Museu Paranaense, com o objetivo de incluir no acervo da instituição a memória e cultura dos povos originários deste território.

De acordo com a coordenadora do Espaço Energia, Adriana Nardelli Rosi, os encontros serão uma oportunidade única para o intercâmbio de ideias. “Acreditamos que as memórias dos povos indígenas são essenciais para preservar suas culturas, línguas e conhecimentos ancestrais. Por isso escolhemos trabalhar com duas oficinas de arte indígena, valorizando este trabalho”, diz a pedagoga.

O tema escolhido pelo Ibram para esta 17ª edição da Primavera dos Museus é “Memórias e democracia: pessoas LGBT, indígenas e quilombolas”. A temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!