Encontro Tropeiro chega a 4ª edição neste domingo

Encontro Tropeiro chega a 4ª edição neste domingo

Emerson Teixeira
Especial P1News

Piraí do Sul – Depois de dois anos sem cavalgadas, devido a pandemia da Covid-19, o grupo ‘Os Tropeiros Nativos de Piraí do Sul’ realizam neste domingo (3) o tradicional Encontro Tropeiro. Na sua quarta edição, a expectativa é reunir na edição deste ano mais de mil cavaleiros vindos de municípios vizinhos e dos Campos Gerais.

A programação inicia com o tradicional café tropeiro que será servido na antiga estação ferroviária. “Serviremos um delicioso café, com virado de feijão, torresmo, paçoca de carne, e também a paçoca de amendoim. É algo que fazemos para receber os amigos e visitantes e também para apresentar a cultura tropeira para aqueles que ainda não conhecem”, conta um dos organizadores, João Carlos Filho, conhecido nas cavalgadas como Joãozinho Tropeiro.

Ele é filho do fundador do movimento que teve início em 2003 com Carlinhos Tropeiro, que já organizou cavalgadas em Piraí e nos municípios vizinhos. “De cinco anos para cá nós reformulamos o evento e passamos a realizar o encontro regional, até então realizávamos no dia 23 de abril, data que comemora o aniversário do município”, conta.

Roteiro

Após o café da manhã, os cavaleiros partem em cavalgada pelas ruas da cidade, no trajeto que levará ao Santuário Nossa Senhora das Brotas.
“Todas as pessoas que estiverem montadas, não precisam fazer inscrição, na chegada do santuário ganhará uma lembrança. Depois terá premiação para o tropeiro mais velho e mais novo, para a amazona mais nova e a mais velha, para a comitiva mais distante, para aquela com mais participantes e também para a comitiva que chegou primeiro, a ‘traia’ mais antiga, entre outros. É uma forma de incentivar a participação”, conta Joãozinho.

Uma das atrações do encontro é o tradicional desfile de carros de boi. “Toda edição é realizado o desfile com os bois, além de ser um costume. É um dos diferenciais do evento”, frisa.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!