Cresce o número de animais abandonados em Carambeí

Cresce o número de animais abandonados em Carambeí

Da Redação

Carambeí – É visível o aumento de animais em situação de rua pela da cidade de Carambeí. Nas últimas semanas, a prefeitura informou pelas redes sociais a preocupação com a situação que vem chamando a atenção dos moradores do município e de quem o visita.

Segundo o vice-presidente da Associação de Amparo aos Animais Abandonados de Carambeí (ASC), Sérgio Kogut, agora, quem abandonar o seu animal poderá ser identificado pelo sistema de monitoramento por câmeras do Camerite, instalado em Carambeí no meio do ano. Como as câmeras possuem tecnologia que permite identificar pessoas e placas de veículos, estas auxiliarão no combate ao abandono, que é crime, previsto em lei.

Kogut descreve que os animais são recolhidos por tutores da ASC e, devido ao município não possuir órgão público para serem levados, são encaminhados às casas dos membros da associação que, com trabalho voluntário, se responsabilizam pelos cuidados. Quando a acontece as feiras de adoção, alguns animais ganham lares.

Hoje a associação possui três lares temporários e também cuida de quatro cães idosos. Somados os custos desses animais, quase R$ 2 mil ao mês, o mesmo valor arrecadado mensalmente pelos associados. Para custear, três estabelecimentos comerciais da cidade de Carambeí ajudam nas despesas.

Lei

Desde 2020, a Lei Sansão, 14.064 aumenta a pena de tutores que abandonam seus animais ou realizam maus-tratos contra eles. Ela pode ser de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da tutela de um novo animal.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!