CimSaúde dá início à Linha MACC de Cuidados

CimSaúde dá início à Linha MACC de Cuidados

Da Assessoria

Após capacitação dos profissionais, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) deu início nesta semana aos atendimentos da Linha de Cuidado da Saúde de Hipertensão Arterial e Diabetes, a chamada Linha MACC. Agora, os doze municípios que compõem a 3ª Regional de Saúde poderão encaminhar os pacientes com Condições Crônicas aos ambulatórios de Ponta Grossa e de Castro. “Fizemos a divisão por municípios para melhor atender todos os pacientes”, explica a diretora, Pâmella Costa.

Em Ponta Grossa haverá atendimentos na sede do Consórcio e também no edifício em que funcionava o Centro Municipal de Especialidades ao lado do Serviço de Obras Sociais (SOS). “A Prefeitura nos cedeu este espaço, que ficará exclusivo para atendimento dos pacientes pontagrossenses”, antecipa a diretora. Em Castro, os atendimentos acontecem na sub-sede do CimSaúde.

Para dar início à nova Linha de Cuidado, o Consórcio promoveu na última semana capacitação com a equipe de trabalho multiprofissional composta de cardiologista, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, enfermeiros e pontos de apoio. “O trabalho do Qualicis é diferenciado. Os profissionais atuam em complementaridade do cuidado do outro”, esclarece a diretora, destacando que ao invés de um Sistema Único de Saúde (SUS) fragmentado, o Programa de Qualificação dos Consórcios preza por um SUS integrado e contínuo. “É uma visão holística dos pacientes”, avalia.

Atuando em Linhas de Cuidado pela primeira vez, os profissionais de saúde conheceram o “novo” processo de trabalho. Entre os diferenciais, a estratificação de risco dos pacientes, com a porta de entrada sendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as frequentes avaliações por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o atendimento de pacientes de médio e alto risco, e o matriciamento. “Teremos ainda os prontuários todos eletrônicos para garantir planos de cuidados personalizados, e um trabalho educativo, além do assistencial”, antecipa Pâmella. Para isso, a equipe passará por atualizações constantes.

Ainda conforme a diretora, diferente do atendimento nas UBSs, o Consórcio receberá os pacientes de três a quatro vezes ao ano. “O paciente permanece na Atenção Básica dos municípios, com total apoio do CimSaúde’, finaliza.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!