Carambeí se despede de Nelvir Rickli

Carambeí se despede de Nelvir Rickli

Emerson Teixeira

Carambeí – O dia amanheceu cinzento, num tom de luto e despedida pela morte de Nelvir Rickli, proprietário e fundador dos Supermercados Rickli. Ele faleceu após uma parada cardiorrespiratória no final da tarde deste domingo (11), no Hospital Geral Unimed, em Ponta Grossa, onde estava internado desde a última quinta-feira (8). Desde dezembro de 2022 ele realizava tratamento contra um problema sanguíneo.

Seu Nelvir, como era carinhosamente chamado por conhecidos e colaboradores era uma figura discreta, irmão mais velho do ex-prefeito Osmar Rickli, mas visto diariamente na unidade do supermercado do centro da cidade, principalmente no horário do almoço, onde costumava realizar as refeições com sua esposa, Ruth Caroliba Rickli. Além da esposa ele deixa três filhos, Nelvir Junior ,Nélio Rickli e Glaucimar Rickli e seis netos.

Filho primogênito de Paulo H. Rickli e Hilda Rickli, nasceu em Prudentópolis, no dia 21 de maio de 1933. Antes de mudar para Carambeí, ele foi pioneiro no ramo de seguros, em Curitiba, nos anos 50, onde teve duas corretoras de seguro, a Integral Seguros e a Newcor Corretora. Paralelo as atividades com as corretoras fundou em 1985 com o irmão mais novo, Osmar Rickli e o filho Nelvir Rickli Junior, o Supermercado Rickli. Em 1995 mudou definitivamente para Carambeí.

Funeral
O velório é realizado na Igreja Presbiteriana de Carambeí, Rua Ouro Preto, 435, até às 15 horas, momento que será realizado o culto. O sepultamento ocorrerá às 16h30 no Cemitério Campos Gerais, em Ponta Grossa.

Legado
A história dos Supermercados Rickli se confunde com a história de Carambeí. No ano de 1985 iniciou o atendimento em um pequeno galpão de madeira. Hoje é um dos maiores grupos supermercadistas de varejo do interior dos Campos Gerais, presente nos municípios de Carambeí, Arapoti e Jaguariaíva, com quatro unidades que geram emprego para mais de 450 funcionários.

Em 1996, visando melhorar o atendimento aos clientes e otimizar seus controles, foi pioneiro na região (considerando-se as cidades do interior) na informatização do supermercado. No ano de 1998 iniciam a expansão da marca e abrem uma filial em Arapoti, com a aquisição de imóvel próprio com 2.600 m² de área construída. Em 2001 foi a vez de Jaguariaíva ganhar uma unidade da rede.

Em novembro de 2003, Seu Nelvir e os sócios encaram um dos momentos mais desafiantes para o futuro do negócio, um incêndio que consumiu a loja. Nesse mesmo período, em meio à reconstrução, realizaram a aquisição de uma nova loja no município, localizada na Colônia.

Em setembro de 2004 reinaugurou a loja matriz, um prédio totalmente reformado com aproximadamente 4.200 m2 sendo aproximadamente 1540 m2 de área de venda. Nesta nova loja também funciona a central de distribuição de compras para as filiais.

Numa visão empreendedora, em dezembro de 2016, os sócios inauguram uma nova loja em Carambeí, situada no Jardim Eldorado, em substituição da loja da Colônia. Uma loja completamente nova, com um amplo restaurante para 180 pessoas, lanchonete, farmácia e um centro comercial com lojas diversas. Possui estacionamento para 180 vagas, sendo que 105 vagas são no estacionamento coberto.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!