Carambeí investiga cinco casos suspeitos de dengue

Carambeí investiga cinco casos suspeitos de dengue

Emerson Teixeira

Carambeí – O período de quedas nas temperaturas no Paraná não significa que a população deve baixar a guarda em relação aos cuidados contra o mosquito da Dengue. Em todo o Estado existe uma união de esforços entre Governo Estadual e municípios no combate ao mosquito da Dengue e na remoção de criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.

Em Carambeí, o departamento de Vigilância Epidemiológica já descartou um caso suspeito e investiga outros cinco pacientes suspeitos de dengue. Foi confirmado um paciente infectado com o vírus Chikungunya. A responsável pelo órgão, enfermeira Gisele de Paula Machado esclarece que todos os casos, descartado e sob investigação, são pacientes que viajaram para fora do Estado.

“As pessoas que viajarem para áreas endêmicas, precisam fazer uso de repelente, e também utilizem roupas que cubram a maior parte do corpo, como calças e blusas de manga longa”, orienta Gisele.

Ela ressalta que no município tem o mosquito da dengue, transmissor da aedes aegypti, mas não tem a circulação do vírus. “O paciente que positivou para Chikungunya, é considerado um caso importado da doença. Pois o paciente havia viajado para fora do país e se contaminou, vindo a adoecer aqui no município”, esclarece.

Prevenção

Gisele conta que os agentes de combates a endemias continuam realizando as visitas de rotina nas casas, repassando orientações a população sobre a doença e riscos da mesma, promovendo a educação em relação a dengue nestas comunidades. “A população deve incluir em sua rotina, pelo menos uma vez por semana, um tempo para caminhar no seu quintal em busca de pontos e objetos que possam a vir acumular água parada e eliminá-los. Aos que guardam águas da chuva, a orientação é para que tampe, vedando muito bem este tonel para que não acumule larvas de mosquitos”, orienta.

Reforço

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) realizou uma compra emergencial de medicamentos para auxiliar no tratamento da dengue. Na última sexta-feira (12), o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) recebeu 30 mil frascos de soro fisiológico que serão encaminhados para as Regionais de Saúde que possuem municípios em situação de emergência e com incidências elevadas de casos da doença.

A compra emergencial faz parte da série de ações do Estado para apoiar os municípios no enfrentamento da dengue. Além do soro fisiológico, fazem parte desta compra emergencial que soma mais de R$ 296 mil, medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, antieméticos (contra náuseas e vômitos) e antitérmicos que estão sendo entregues de forma gradual ao Cemepar.

“São mais de 100 mil unidades de medicamentos para que os municípios tenham condições de fornecer um tratamento adequado aos pacientes. O soro fisiológico é um aliado importante para a hidratação e pode evitar a evolução dos casos leves para graves. O Governo do Estado está vigilante e atuando de forma intensa para que nenhum município sofra com a falta de insumos e medicamentos”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O secretário reforça que o principal aliado para que este combate seja efetivo, é a participação da população na remoção dos criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor das doenças.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!